metropoles.com

TCU rejeita pedido de ex-senador do DF para anular eleições da CNC de 2018

Adelmir Santana era presidente da Fecomércio-DF e questionava resultado da corrida de 2018, quando recebeu quatro dos 28 votos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Adelmir Santana
1 de 1 Adelmir Santana - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por unanimidade, rejeitar o pedido de anulação das eleições para a diretoria e o conselho fiscal da Confederação Nacional do Comércio (CNC), ocorridas no segundo semestre de 2018. A decisão é da última terça-feira (8/12), mas divulgada apenas nesta quinta (10/12).

A ação foi de autoria de então gestores regionais do próprio Sistema S, entre eles o ex-presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF) Adelmir Santana (foto em destaque). Na disputa, o ex-senador conquistou apenas quatro dos 28 votos para a integrar o conselho diretor da entidade nacional. Ele disputava com o atual presidente da entidade, José Roberto Tadros, que teve 24 votos.

Durante o processo, a CNC demonstrou que o papel constitucional do TCU é apenas o de controle externo, voltado para a fiscalização da aplicação de recursos públicos federais. No entendimento dos ministros, “fiscalizar eleições não é objeto de análise do Tribunal de Contas da União”.

Contra o resultado nacional, Santana havia ingressado também com ações na Justiça do Trabalho, mas nenhuma obteve êxito. O cenário fez com que o ex-senador  abandonasse, de vez, o projeto de assumir a Presidência da entidade máxima do comércio. Com a derrota, Santana também renunciou à Presidência da Fecomério-DF.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?