metropoles.com

Policiais do DF vão ao Palácio do Buriti cobrar recomposição salarial

Até um posicionamento do titular do Palácio do Buriti, os delegados ficarão em estado permanente de assembleia

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Sinpol-DF
sinpol manifestação
1 de 1 sinpol manifestação - Foto: Divulgação/Sinpol-DF

Os policiais e delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se mobilizaram, nesta quinta-feira (9/6), em frente ao Palácio do Buriti, a fim de pressionar os gestores para recomposição dos salários da categoria.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo-DF), Marcelo Portella, afirma que a mobilização visa sensibilizar o GDF.

“As forças de segurança não pararam nenhum dia durante essa grande pandemia. Nós continuamos na batalha. Então, confiamos que o governador [Ibaneis Rocha] vai até o presidente da República [Jair Bolsonaro] para destravar essa recomposição salarial que nós tanto merecemos”, disse.

Segundo Enoque Venâncio, presidente do Sinpol-DF, a concessão do reajuste salarial está assegurada pelo Fundo Constitucional (FCDF) e não causará nenhum impacto nos cofres públicos da União.

“Foram meses de trabalho entre representantes do GDF, chefes das corporações e dirigentes dos sindicatos e das associações das polícias e bombeiros do DF. A proposta de reajuste foi tecnicamente elaborada pela Secretaria de Economia, respeitando o orçamento previsto no Fundo Constitucional”, esclareceu Enoque.

Estado de assembleia

Até um posicionamento do titular do Palácio do Buriti, os delegados ficarão em estado permanente de assembleia.

A entidade, junto ao Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), elaborou um documento manifestando preocupação das categorias com o prazo final para a concessão da recomposição salarial das Forças de Segurança do DF.

As entidades também externam apoio pela autonomia política do GDF para que a proposta de reajuste seja atendida como enviada inicialmente ao governo federal.

Durante a mobilização, os líderes sindicais foram recebidos no Buriti e entregaram, formalmente, o ofício ao secretário de Governo, José Humberto Pires (veja abaixo). O Sinpol anunciou que, na próxima semana, convocará a categoria para um novo ato, desta vez, na Esplanada dos Ministérios, para cobrar o Governo Federal.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nessa terça-feira (7/6), que não haverá aumento salarial para servidores públicos em 2022. O governo analisava a possibilidade de conceder um reajuste linear de 5%, mas os pedidos de reestruturação de algumas categorias geraram empecilhos adicionais.

Leia o documento:

002 – Sinpol e Sindepo (1) by Metropoles on Scribd


Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia