metropoles.com

O fantasma de Eduardo Cunha assombra eleição para cadeira do TCU

Marido de postulante à vaga é lembrado como da “tropa de choque” do ex-deputado Eduardo Cunha e causa desconforto entre ministros

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Cunha
1 de 1 Eduardo Cunha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mesmo sem mandato eletivo, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha ainda assombra as discussões políticas, em especial a de quem vai ocupar a cadeira a ser deixada pela ministra Ana Arraes, no Tribunal de Contas da União (TCU). Arraes completa 75 anos em 28 de julho e, portanto, deve deixar a Corte.

Uma das postulantes é a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), mulher do ex-deputado federal Alexandre Santos (MDB-RJ), conhecido por ser atuante no mandato da esposa.

O ex-congressista também é lembrado por ter sido integrante da “tropa de choque” de Eduardo Cunha – no auge da carreira do emedebista no Congresso Nacional. A ligação causa certo desconforto entre ministros da Corte de Contas.

O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda não definiu o dia da votação que vai escolher o próximo integrante do TCU.

O alagoano chegou a sinalizar que decidiria o nome apenas após as eleições de outubro, mas aliados cogitam que a escolha pode ser antecipada.

Concorrem à vaga, além de Soraya Santos, os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Hugo Leal (PSD-RJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?