metropoles.com

Na cota de Dodge, Ivana Farina toma posse como conselheira do CNJ

A goiana é ex-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Goiás e também presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Luiz Silveira/Agência CNJ
Ivana-Farina-CNJ
1 de 1 Ivana-Farina-CNJ - Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Pela primeira vez na história, uma goiana ocupará uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cadeira passa a ser de Ivana Farina, procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO). Ela tomou posse como conselheira do órgão na tarde desta terça-feira (22/01/2019) na vaga destinada ao Ministério Público estadual. O nome da nova integrante foi sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ), no dia 19 de junho.

Antes de integrar o CNJ, Ivana atuou como secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em 2016, foi também presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Por dois mandatos, ocupou o comando da Procuradoria-Geral de Justiça de Goiás.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Ivana Farina também é bacharel em Economia, título obtido junto à Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Embora as posses no CNJ não contem com discurso dos empossados, a nova integrante do CNJ destacou a defesa dos direitos humanos como uma das principais metas durante o mandato de dois anos.

Além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, responsável pela indicação de Ivana Farina ao CNJ, também estiveram presentes na posse.

Luiz Silveira/Agência CNJ
Dias Toffoli e Caiado prestigiam posse da nova integrante do CNJ, Ivana Farina

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?