metropoles.com

Instituto ameaça parar trabalho social por atraso de R$ 1 mi da Sejuv-DF

Iecap administra os três centros de juventude do governo local e alega que valor corresponde a quase três meses de repasses não realizados

atualizado

Compartilhar notícia

Centro de Juventude da Estrutural revitalizado 3
1 de 1 Centro de Juventude da Estrutural revitalizado 3 - Foto: null

Um instituto responsável pela gestão de três Centros da Juventude passou a cobrar do Governo do Distrito Federal (GDF) o pagamento de R$ 952.443,30, valor referente ao período de quase três meses de trabalho, desde que o 6º Termo Aditivo foi assinado entre o Iecap – Agência de Transformação Social – com a Secretaria de Juventude (Sejuv-DF). O órgão é comandado pelo secretário Kedson Rocha.

Documentos obtidos pelo Metrópoles foram encaminhados para alertar a pasta sobre o risco da suspensão das atividades por tempo indeterminado. A interrupção dos trabalho deve impactar diretamente mais de cinco mil jovens atendidos pelo programa social.

“Hoje, 15 de julho de 2021, o Instituto Iecap desconhece qual o real motivo do atraso no pagamento, atraso este que tem causado imensos problemas e dissabores junto a equipe de colaboradores, aos fornecedores e, consequentemente, junto aos jovens beneficiários, pincipalmente, além de desestabilizar o alinhamento do planejamento do projeto”, afirmou.

Os Centros de Juventude são usados para a convivência de jovens e estimulam a inclusão social, com acesso à cultura, lazer, assistência social, esporte, qualificação profissional e educacional, além oficinas de dança, música, informática, lutas marciais, fotografia e reforço escolar. Atualmente, há a organização social cuida das unidades de Ceilândia, Estrutural e Samambaia.

No mesmo documento, o instituto informou que a meta prevista inicialmente seria o atendimento direto de 1,5 mil jovens, nos três centros ao longo do período contratual. Contudo, o benefício atingiu diretamente 35.784 jovens, o que superou em quase 24 vezes a meta pactuada.

“Foram realizados 39.780 atendimentos indiretos. Estes números foram alcançados utilizando-se da educação, do esporte, da cultura, do lazer, saúde e cidadania para mobilizar os jovens para a ação em direção a mudanças, ao trabalho digno e solidário”.

“Insustentável”

O Iecap informou ao secretário Kedson Rocha que a inadimplência “está insustentável” e que se comprometeu a execução do programa, proporciona instabilidade e fragilidade no planejamento das ações dos Centros de Juventude. “Por outro lado, essa retenção da parcela de recursos do Ajuste, injustificada para o IECAP, poder se configurar enriquecimento ilícito da Administração”, pontuou.

A coluna Janela Indiscreta procurou o secretário de Juventude, Kedson Rocha, que afirmou ter disponibilizado toda a equipe para “resolver o mais rápido possível a situação documental”.

“A gente está tentando resolver o mais rápido possível a situação. Sempre temos tentado mostrar para a população o que está realmente acontecendo e daremos a resposta o mais breve possível”, disse.

Após a publicação da reportagem, o Iecad afirmou que, neste momento,  está voltado “para os beneficiários do projeto dos Centros de Juventude, jovens de 15 a 29 anos de todo o DF que continuam suas aulas normalmente, num esforço de todos os colaboradores que, mesmo com os desafios impostos, compreendem a necessidade de continuarmos”.

“O Iecap é uma entidade da sociedade civil, com 20 anos de atuação, que tem como principal pilar a mudança de trajetória de jovens e transformação de vidas. É responsável pela gestão dos Centros de Juventude do DF desde 2017, projeto exitoso que contabiliza mais de 200 mil atendimentos aos jovens nos últimos 4 anos.”

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações