metropoles.com

Ibaneis regulamenta prorrogação de tributos locais do Simples Nacional

Decreto foi assinado pelo governador e posterga por três meses o prazo para pagamentos de ICMS e ISS no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha
1 de 1 Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, nesta sexta-feira (26/3), um decreto para autorizar a prorrogação do vencimento de tributos do Simples Nacional. A decisão será publicada nas próximas edições do Diário Oficial (DODF) e regulamenta a decisão da Receita Federal de postergar, por três meses, o prazo para pagamento dos impostos federais.

O texto prorroga data para pagamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para empresas inscritas na modalidade federal.

O documento altera os prazos que venceriam em março e abril para julho e agosto de 2021, respectivamente. A medida visa atender reivindicação do setor produtivo em cidades afetadas por medidas restritivas necessárias para reduzir a proliferação da Covid-19 e de suas variantes.

“Nesse complexo momento mais uma ação que somada a inúmeras outras já patrocinadas pelo governador Ibaneis vêm dar fôlego aos contribuintes”, afirmou o secretário de Economia, André Clemente.

Em fevereiro, o titular da pasta aderiu ao pedido de 15 unidades da Federação favoráveis a prorrogação do vencimento de tributos do Simples Nacional. O documento foi aprovado pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, órgão que integra a estrutura da Secretaria Especial da Receita Federal, do Ministério da Economia.

Simples Nacional

Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos destinado às microempresas e empresas de pequeno porte. Com a criação desse regime tributário, as empresas conheceram a guia única, ou seja, tiveram a oportunidade de fazer o pagamento de impostos em um único documento de arrecadação.

A modalidade reduz a carga tributária, principalmente para empresas com faturamento mais baixo, e unifica oito tributos. O Simples Nacional abrange Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), PIS/Pasep, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS) e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Podem optar pelo Simples Nacional empresas que têm um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Além disso, a empresa não pode ter débitos em aberto com os governos Federal, estaduais e municipais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?