metropoles.com

Ibaneis inaugura trecho do BRT Sul localizado próximo ao Balão do Aeroporto

Obra teve início em abril deste ano, com cerca de 2km de extensão, para a troca de asfalto comum para concreto especial que suporta o modal

atualizado

Compartilhar notícia

João Cardoso / Agência Brasília
BRT aeroportp
1 de 1 BRT aeroportp - Foto: João Cardoso / Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou nesta terça-feira (17/11) o trecho do BRT (Bus Rapid Transit) localizado entre o Balão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e o Viaduto Camargo Corrêa, após o fim do Eixão Sul.  O trajeto estava interditado desde março para a troca do pavimento comum por um mais rígido, indicado para suportar a frota desses veículos considerada mais pesada.

No trecho de cerca de dois mil metros de extensão, a pista ainda era do pavimento classificado como flexível, o que necessitava de constantes intervenções do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para evitar que o veículo tremesse e até mesmo quicasse com passageiros a bordo.

As melhorias ocorreram na faixa exclusiva do modal que passa embaixo do viaduto (sentido L2 Sul e Guará) e liga ao túnel de acesso ao aeroporto. A trajeto atende principalmente os moradores do Gama e Santa Maria que recorrem ao meio de transporte.

O diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, explicou o solo passou por reforço para receber o concreto adequado ao transporte dos ônibus do BRT. Segundo ele, a prioridade em inaugurar o trecho foi para concluir a última etapa que faltava para que o modal estivesse 100% com pavimentação adequada.

“É mais uma obra visando o coletivo, visando a mobilidade sustentável. O BRT é indicado para um pavimento mais rígido, com base de concreto, que tem a resistência e a durabilidade muito maior, de um prazo de 20 anos. Isso evita manutenções corriqueiras e é muito importante em locais que passam esses ônibus e melhora o conforto dos usuários”, disse.

Imagens do local durante as obras
Pavimentação

Segundo ele, no trecho entre o Balão do Aeroporto e o Viaduto Camargo Corrêa, que ainda era pavimento de asfalto comum, havia muito buraco e depressão, o que fazia com que os ônibus passassem pulando e os passageiros ficassem desconfortáveis.

“A gente conseguiu iniciar esta obra junto com a revitalização do Eixão, outra importante conquista. Brasília é uma das capitais do país onde as pessoas chegam pelo aeroporto e se deslocam até o centro capital do país em, no máximo 10 minutos, passando por uma via na qualidade do Eixão, totalmente revitalizada e sinalizada. Este pedacinho que estamos inaugurando era o que faltava para que o trajeto ficasse completo, com esses dois quilômetros restantes”, enfatizou.

Intervenções

Durante as obras, a Secretaria de Mobilidade (Semob) realizou intervenções no trânsito, desviando os percursos dos veículos do BR para o compartilhamento das faixas com os demais veículos. A alteração ocorreu nos dois sentidos – tanto para o Gama quanto para o Plano Piloto.

“É um avanço para quem usa o BRT. O pavimento rígido vem para poder suportar o peso dos veículos usados no BRT, que são um pouco mais pesados. A melhoria também garante mais conforto aos usuários, além de retomar a faixa exclusiva para o meio de transporte. Todo mundo que vem de Santa Maria e Gama usa este túnel isso dará muito mais comodidade ao passageiro”, completou Valter Casimiro, Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?