metropoles.com

Hran enfrenta falta de álcool em gel, sabão e até papel higiênico

Desabastecimento foi registrado na Região Central, onde está hospital referência no tratamento da Covid-19 no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido pelo Metrópoles
Desabastecimento 4
1 de 1 Desabastecimento 4 - Foto: Material cedido pelo Metrópoles

Os servidores da Secretaria de Saúde lotados nas unidades que integram a Região Central do Distrito Federal denunciam o desabastecimento de álcool em gel, sabonete, papel toalha e até mesmo papel higiênico nos últimos dias. A área abriga, por exemplo, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), uma das referências no tratamento contra a Covid-19 na capital do país e que também sofre com a falta dos produtos.

Em mensagens divulgadas dentro de grupos de aplicativos da região, os profissionais da linha de frente reclamam sobre a necessidade até mesmo de sacos de lixo, pano de chão e produtos de limpeza. O fornecimento é de responsabilidade da empresa BRA Serviços, contratada pela Secretaria de Saúde para suprir as necessidades desse tipo de insumo.

“Gente, pelo amor de Deus. Na SRSCE [Superintendência Regional de Saúde da Central] está sem papel toalha, sem sabão para lavar as mãos no banheiro, sem papel higiênico e sem álcool em gel… Já fizemos denúncia, já tem processo no SEI e nada é feito pelas empresas de limpeza”, reclamou uma servidora do Hran.

Documento obtido pelo Metrópoles reforça a crise de materiais de higiene sofrida pelas unidades da Região Central. “Informamos que o quantitativo enviado dos insumos, principalmente papel higiênico, papel toalha, sabão líquido e saco plástico preto 100l, fornecidos pela empresa BRA SERVIÇOS, responsável pela limpeza e abastecimento de insumos, não foi suficiente para suprir a necessidade da UBS2-CRZ [UBS do Cruzeiro]”, diz trecho.

Registros fotográficos enfatizam a realidade diária com insuficiência de produtos de higiene nas unidades que, além de atendimento secundário, também recebem pacientes com quadros mais grave resultante da Covid-19.

Veja os registros: 

0
O que diz a Secretaria de Saúde?

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde esclareceu que a empresa BRA Serviços Administrativos, que presta serviço de limpeza, conservação e asseio para todas as unidades da SES, alega dificuldades no fornecimento de insumos na sua operação.

“No momento, a SES/DF  analisa juridicamente a possibilidade de um reajuste do valor pactuado em contrato, visto que, a empresa responsável pelo fornecimento apresentou a dificuldade na compra dos insumos, devido ao aumento de preços no mercado em decorrência da pandemia”, destacou a pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?