metropoles.com

Gratificação por produtividade: conheça proposta para servidores do DF

Ideia é criar bonificação de 20% sobre o vencimento dos profissionais que atuam na rede para estimular presença e reduzir afastamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 30/10/20 Hospital HRANAmbulâncias embarcando p
1 de 1 Brasília (DF), 30/10/20 Hospital HRANAmbulâncias embarcando p - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Idealizada para atender os servidores de carreira da Secretaria de Saúde, a Gratificação por Produtividade pode entrar na pauta dos debates eleitorais deste ano no Distrito Federal.

A proposta veio à tona após Marli Rodrigues, presidente licenciada do Sindicato dos Funcionários em Estabelecimento em Saúde (SindSaúde), gravar um vídeo e divulgar a pauta nas redes sociais como “a nova luta da categoria”.

A ideia é que o benefício seja incorporado ao contracheque dos servidores de carreira da pasta por meio de um projeto de lei a ser assinado pelo Executivo local e apreciado pelos deputados distritais.

“É uma gratificação que precisa ser calculada em cima do vencimento, para toda a equipe multiprofissional, o que inclui todas as categorias da Secretaria da Saúde. É claro que quando o governo começar essa discussão, todos os sindicatos devem se pronunciar. Mas o objetivo é reconhecer o trabalho da área meio até a área fim, sem que ninguém fique de fora”, disse a sindicalista.

Absenteísmo

De acordo com Rodrigues, a gratificação – que deve começar a ser estudada com o valor de 20% sobre o salário – pode, inclusive, estimular o servidor a permanecer em atividade, o que vai reduzir o absenteísmo, que é a grande quantidade de afastamentos dos quadros na pasta.

“Isso vai funcionar como estimulador aos nossos servidores. A gratificação precisa estar dentro do sistema que gerencia a Secretaria de Saúde. Não é uma gratificação simples, mas calculada a partir do atendimento do paciente e tanto vai atender as unidades básicas, hospitais da rede e todo o complexo de atendimento da Secretaria de Saúde. É justa e incentiva o servidor no melhor atendimento ao paciente”, conclui.

 

 

Compartilhar notícia