metropoles.com

Gata: Ibaneis envia à CLDF projeto que autoriza 3ª parcela devida

Cerca de 29 mil servidores da Saúde serão beneficiados com o pagamento da parcela suspensa desde o governo Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou à Câmara Legislativa (CLDF), nesta quarta-feira (04/03/2020), projeto de lei que autoriza o pagamento da terceira parcela da Gratificação de Atividade Técnica-administrativa (Gata).

A proposta prevê que o benefício é devido aos servidores técnicos de saúde e auxiliar de saúde. A Gata será paga em três parcelas: em 1º de abril de 2020; 1º de novembro de 2020; e 1º de julho de 2021, quando será extinta.

Após a extinção, segundo o PL, nenhuma parcela da Gata será devida. O parcelamento e a incorporação previstos também não poderão resultar em percentual maior do que 30% sobre o vencimento.

A proposta ainda deixa aberto espaço para que o GDF antecipe as parcelas, desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira, além de não comprometer os limites da despesa de pessoal e das metas fiscais.

Embora garantido por lei aos servidores de nível médio da Secretaria de Saúde do DF, o pagamento da terceira parcela estava suspenso desde o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Segundo o Palácio do Buriti, ‭29.311 servidores terão direito à incorporação. Desse total, 18.360 são ativos e os outros 10.951, inativos. Para ficar em dia com a categoria, o GDF precisará de uma reserva anual no orçamento de, pelo menos, R$ 545 milhões.

Histórico

A Gata foi instituída por meio de uma lei distrital de 2004. Em 2012, o benefício foi extinto e, desde então, diversos servidores lutam na Justiça para conseguir os valores retroativos.

Durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde) conseguiu aprovar na Câmara Legislativa nova lei que reuniu todas as gratificações dos servidores em uma só e a incorporou ao salário. No entanto, a norma não foi cumprida no governo de Rollemberg.

Como ficarão os vencimentos básicos dos cargos, caso o PL seja aprovado:

Governo do DF envia projeto de lei para incorporação da Gata
Projeto de lei prevê novos salários básicos de técnicos em saúde com incorporação da Gata
Governo do DF envia projeto de lei para incorporação da Gata
Projeto de lei prevê novos salários básicos de auxiliares de saúde com incorporação da Gata

Governo do DF envia projeto de lei para incorporação da Gata

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?