DF recebe mais doses de vacinas contra a Covid-19 neste sábado

Ministério da Saúde confirmou nova remessa nesta noite e antecipa parte das doses que serão usadas para ampliar vacinação na capital

atualizado 19/03/2021 23:14

SeringaHugo Barreto/ Metrópoles

Na noite desta sexta-feira (19/3), a Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal teve a confirmação do Ministério da Saúde sobre a entrega de nova leva de imunizantes contra a doença à Secretaria de Saúde local.

Ao todo, chegam ao DF na manhã deste sábado mais 48 mil doses da vacina Coronavac e 250 da AstraZeneca.

Até agora, o DF já recebeu 354.360 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 287.360 da CoronaVac e 67 mil da vacina Covishield. A primeira é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A segunda é desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

A entrega antecipa parte do total de imunizantes que o Governo do Distrito Federal espera receber da União. Nessa quinta-feira (18/3), o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse aguardar o Ministério da Saúde entregar um lote de 70 mil a 80 mil doses na semana que vem.

Com esse volume total, segundo Ibaneis, será possível ampliar a vacinação para idosos com 70 anos e 71 anos na capital. Parte das doses também será usada na imunização de profissionais de saúde da rede privada do DF, a qual terá início semana que vem, conforme anunciado nesta sexta-feira pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“O Ministério da Saúde tem mantido uma regularidade de entrega de vacina toda semana e ampliado esse número. Nesta semana, foram quase 60 mil doses e deu para ampliar [a campanha] para 72 e 73 [anos]. Existe uma previsão, para a semana que vem, de que sejam entregues entre 70 mil e 80 mil doses de vacina, o que daria para a gente vacinar o pessoal com 70 e 71 anos”, declarou Ibaneis, na quinta-feira (18/3), durante visita ao ponto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Desde de quinta, teve início a vacinação de idosos com 72 e 73 anos na capital, a qual será mantida, inclusive, nestes sábado e domingo.

Mais lidas
Últimas notícias