metropoles.com

DF: procura por 3ª dose da vacina deixa Secretaria de Saúde em alerta

Por isso, vai ser cobrado agendamento prévio para vacinação das novas faixas etárias, começando por quem tem 59 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina Grávida desenvolve trombose após tomar vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina Grávida desenvolve trombose após tomar vacina AstraZeneca - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alertou nesta segunda-feira (31/5) sobre casos de pessoas já vacinadas com duas doses contra a Covid-19 e que têm buscado os postos para conseguir uma terceira aplicação do imunizante.

Por isso, explicou o gestor, vai ser cobrado agendamento prévio para vacinação das novas faixas etárias, começando por quem tem 59 anos. Até então, para as pessoas com mais de 60 anos, o agendamento não é necessário. Basta ir ao posto de vacinação.

Com o agendamento, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai centralizar o controle de quem foi imunizado dentro do sistema da secretaria e evitar que pessoas tomem doses extras dos imunizantes.

“Existem comentários de pessoas que querem vacinar mais de duas vezes. Então, sempre o CPF é fundamental para que a gente possa ter o bloqueio dentro do próprio sistema. Chegamos num momento muito importante que a gente vai averiguar se realmente a pessoa já tomou duas doses e se ela vai querer fazer uma terceira né, deixando outras pessoas desassistidas”, afirmou durante coletiva de imprensa.

De acordo com Okumoto, não apenas no Distrito Federal, mas há relatos em outras unidades da Federação sobre a procura por mais uma dose da vacina além do que é recomendado pelas indústrias farmacêuticas.

“Eu ouvi muito comentário dentro aqui do Distrito Federal, comentários de amigos, de secretários de Saúde de outros estados, em relação a pessoas que querem fazer terceira a dose”, reforçou.

Também presente na coletiva para jornalistas, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que a centralização do agendamento e do cadastramento contribui para um melhor controle de quem já foi contemplado com o imunizante.

“Estamos há algum tempo vacinando e, nesse período, já foi possível a Secretaria de Saúde verificar quais são os gargalos, quais são os problemas e fazendo adequação da forma de vacinação, levando em conta essas experiências que deram certo e outras que por ventura não deram certo. No momento que você faz agendamento, você acaba tendo controle maior das pessoas que estão sendo vacinadas”, disse.

Novo grupo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou o início da vacinação contra Covid-19 para pessoas com 59 anos ou mais a partir da próxima segunda-feira (7/6). O agendamento será aberto na sexta (4), tanto para pessoas com idades acima de 18 anos que tenham comorbidades quanto para população de 59 anos.

Na última sexta-feira (28), o Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a vacinarem toda a população acima de 18 anos, por ordem decrescente de idade. O DF segue o plano nacional e, portanto, a campanha de imunização também será ampliada na capital.

A imunização para quem tem 60 anos ou mais, no DF, está aberta há um mês. Nesse período, houve a inclusão de novas faixas etárias apenas para quem tem comorbidades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?