metropoles.com

Covid-19: Saúde do DF deve avisar famílias sobre quadro clínico de paciente

Recomendação foi emitida recentemente pelo força-tarefa do MPDFT e pasta deverá informar metodologia em até cinco dias ao órgão de controle

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
ambulância
1 de 1 ambulância - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a Secretaria de Saúde crie um método para informar as famílias sobre o quadro clínico dos pacientes infectados pela Covid-19 e que estejam internados em unidades da rede pública local. De acordo com a orientação, o contato deve ser telefônico e pelo menos uma vez por dia.

No documento (confira abaixo) emitido na terça-feira (23/06), o órgão de controle estabelece um prazo de cinco dias para que a pasta se adapte à nova rotina exigida pela força-tarefa criada no órgão para acompanhar a evolução da pandemia do novo coronavírus no DF.  O grupo é formado por cinco integrantes do MP, entre eles José Eduardo Sabo Paes, procurador distrital dos Direitos do Cidadão.

De acordo com os representantes do Ministério Público, caberá ao secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, estabelecer o protocolo para prestação de informações médicas aos familiares de doenças com suspeita ou diagnóstico positivo para Covid- 19, internados ou em leito de observação por mais de 24 horas.

0
Cadastro familiar

A recomendação inclui a criação de um cadastro de familiar ou de pessoa responsável para receber e distribuir as informações sobre o estado de saúde do paciente para sua rede social, seja no momento do registro ou da admissão na unidade hospitalar, ou por intermédio de contato telefônico posterior.

O documento também solicita o registro, no prontuário dos pacientes, de “todos os contatos feitos com familiares ou responsáveis para receber as informações sobre o estado de saúde dos mesmos.”

Segundo a Secretaria de Saúde, as unidade de saúde de atendimento para a Covid-19 já estão informando de forma efetiva às famílias o estado de saúde dos pacientes. “No Hospital Regional da Asa Norte [Hran] é feito, diariamente, um boletim sobre evolução e conduta no quadro clínico, que são informados a um familiar, por telefone”, registra.

Conforme a nota, “as informações são repassadas por médicos que estão de teletrabalho. No Hospital Regional de Ceilândia, essa comunicação acontece da mesma forma, as famílias recebem ligação uma vez por dia com as informações clínicas do paciente”, informou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?