metropoles.com

Covid-19: com 4 novos casos, GDF mantém visita a presos suspensa

De acordo com a Sesipe, 40 detentos e 27 policiais penais foram confirmados com o coronavírus. Dois pacientes foram curados da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Mais dois presos testaram positivo para o novo coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda entre a última quarta-feira (15/04) e esta sexta-feira (17/04), passando para um total de 40. Um outro já foi curado da infecção.

De acordo com o boletim divulgado às 18h pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), 27 policiais penais também testaram positivo para a Covid-19, sendo que um já se recuperou.

“Até o momento, são 67 casos positivos e dois recuperados”, informa a pasta. Dos internos, 18 são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 22 são do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e um é da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II).

Dos policiais penais confirmados para a doença, oito são do CDP, 15 do CIR e cinco da PDF-II.

O GDF anunciou nesta sexta-feira que, em função da pandemia, as visitas aos detentos continuam suspensas até o dia 24 de abril.

Sem casos graves

De acordo com o comunicado, não há registros de casos graves entre eles. “Destacamos que parte dos que testaram positivo ainda aguarda a contraprova, ou seja, os números podem sofrer alterações nos próximos levantamentos.”

Ainda segundo a Sesipe, de todos os detentos confirmados para coronavírus, oito foram diagnosticados assim que chegaram ao CDP do Complexo Penitenciário da Papuda na última quarta-feira.

“Eles cumpriam quarentena e foram testados antes de dividirem as celas com os demais internos, o que comprova a importância do período de isolamento de 14 dias como medida preventiva. A iniciativa foi adotada mesmo antes da identificação dos primeiros casos da Covid-19 no ambiente carcerário”, registra a pasta.

Suspensão de visitas

Desde o dia 12 de março, as visitas de familiares estão suspensas em todo o  complexo prisional do DF. De acordo com o governo, a interrupção das visitas nas unidades penais segue até o próximo dia 24 de abril. A medida foi anunciada pela Sesipe, nesta sexta-feira, e será reavaliada na próxima semana.

Segundo a pasta, “a medida tem caráter preventivo e está alinhada às ações do GDF voltadas para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus”.

Antes da suspensão, as visitas ocorriam, semanalmente, às quartas e quintas-feiras. Às sextas, uma pequena parcela de sentenciados recebia visitantes.

Como forma de compensação e para que as celas passem por assepsia mais vezes durante o dia, o banho de sol passou a ter três horas de duração, dentro da possibilidade de cada presídio. Antes, eram duas horas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?