metropoles.com

CLDF aprova lei que obriga comércio local a ter fraldário unissex

Medida atinge lojas com mais de 300 m², shoppings, supermercados, feiras permanentes, parques, centros comerciais, hospitais e teatros

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
plenário cldf
1 de 1 plenário cldf - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, na tarde desta terça-feira (29/10/2019), projeto de lei que obriga a instalação de fraldários unissex nos banheiros femininos e masculinos de supermercados e outros estabelecimentos comerciais do Distrito Federal. Foram 16 votos favoráveis e um contrário, e o texto agora segue para a sanção do governador, Ibaneis Rocha (MDB).

As regras valem para estabelecimentos comerciais a partir de 300 m², supermercados com área de vendas acima de 1,2 mil m², shoppings, parques, centros comerciais, feiras permanentes, hospitais e teatros.

A legislação anterior previa que o espaço usado para a higiene de bebês atendesse somente as mães. Com a nova redação, caso não haja locais reservados dentro dos banheiros, os fraldários devem ser instalados em pontos alternativos e acessíveis a ambos os sexos, assegurando a privacidade da criança e do responsável.

“Tanto a mãe quanto o pai devem ter um espaço seguro e com privacidade para fazer a troca da fralda da criança. O texto aprovado foi dialogado com os representantes do comércio e representa um conforto maior para as famílias”, declarou o deputado Leandro Grass (Rede), autor da proposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?