metropoles.com

Boulos: pagamento em universidades públicas é “elitista e desigual”

Coordenador do MTST e filiado ao PSol criticou PEC que propõe cobrança por estudos em universidades públicas e que está na CCJ da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Guilherme Boulos
1 de 1 Guilherme Boulos - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Candidato a uma cadeira da Câmara dos Deputados por São Paulo, Guilherme Boulos (PSol) usou as redes sociais, nesta terça-feira (24/5), para criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206, que propõe cobrar mensalidade em universidades públicas.

“Os mesmos que defendem mensalidade em universidades públicas são a favor do fim das cotas. Querem uma universidade cada vez mais elitista, desigual e só pra quem pode pagar”, afirmou o coordenador do Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Relator da proposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) foi favorável à medida e o texto tem chances de avançar no Congresso Nacional. A proposta é de autoria do deputado General Peternelli (União-SP).

Contudo, a matéria que estabelece mensalidades para cursar em universidades públicas brasileiras é polêmico e tem enfrentado resistência da oposição ao atual governo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?