Queijo minas caseiro fácil de fazer: receita tem 3 ingredientes

Saudável e delicioso, esse queijinho é perfeito para dar ainda mais sabor no café da manhã, em sanduíches e receitas variadas

atualizado 14/08/2020 11:11

Queijo MinasUnsplash

Fazer um queijo minas em casa é muito mais fácil do que parece e o resultado fica com um sabor e textura únicos. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

– 2 litros de leite integral
– 1/2 xícara de vinagre de cidra
– 1 colher de sopa de iogurte
– 1 colher de sobremesa de sal

Preparo

Misture o vinagre e o sal com 3 xícaras de água morna a 35º (que esteja quente, mas você aguente 10 segundos com o dedo dentro). Aqueça o leite com o iogurte em fogo baixo até que fique também a essa temperatura e misture os dois, fora do fogo, até que fique homogêneo.

Deixe descansar por cerca de uma hora. Vai ficar uma massa coalhada. Faça cortes quadriculados e isso auxiliará a remoção do soro. Deixe que descanse por mais 30 minutos.

Se tiver uma forma de queijo, despeje a massa sobre ela e pressione bem. Caso contrário, coloque uma peneira coberta com um pano sobre um pote (para recolher o soro) e pressione bem. Deixe descansar por 4 horas, vire a massa e deixe descansar na geladeira por mais 4 horas. Consuma o queijo em até 3 dias. O soro coletado pode ser utilizado no lugar da água com vinagre para a preparação de queijos futuros.

Últimas notícias