Paola Carosella ensina a fazer macarrão cacio e pepe; veja a receita

Aprenda o passo a passo da tradicional receita italiana que leva apenas cinco ingredientes

atualizado 16/05/2022 16:48

Receita de cacio e pepeDivulgação

Sabe aquela receita fácil que todo mundo acaba se apaixonando no final? Essa é a definição do cacio e pepe. Para facilitar, quem ensina a receita é a chef Paola Carosella. Confira o passo a passo e veja todas as dicas:

Ingredientes

320g de linguine

½ colher de chá (17g) de sal

1 colher de sopa de pimenta do reino preta em grãos

250g de queijo parmesão ou pecorino romano ralado na hora

5 litros de água

via GIPHY

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque 5 litros de água para ferver. É importante que a panela seja grande para que, ao colocar a massa, ela tenha espaço para o cozimento e não grude uma na outra.

Enquanto a água ferve, moa grãos de pimenta de forma grosseira (moagem grossa). Caso não tenha o moedor, disponha os grãos de pimenta sobre uma superfície lisa e dura, e com o fundo de uma frigideira amasse os grãos, fazendo bastante pressão. É importante que a pimenta seja em grãos frescos e moída na hora, e não com antecedência, para que os aromas se soltem e incorporem no molho. Reserve.

Rale 200g de parmesão ou pecorino bem fino. Reserve.

Quando a água da panela estiver fervendo, coloque ½ colher de chá de sal e a massa e solte levemente com uma pinça grande. Deixe cozinhar por 9 minutos.

Enquanto a massa cozinha, aqueça a pimenta moída em uma frigideira seca até perfumar a cozinha, isso faz com que os aromas da pimenta despertem. Adicione 3 conchas da água do cozimento da massa na frigideira com a pimenta e deixe cozinhar por aproximadamente 2 minutos. Adicione aos poucos o queijo ralado e vá misturando com uma colher de pau até que fique cremoso. Desligue o fogo.

Quando faltar 10 segundos para terminar o tempo de cozimento da massa, prove para ver se está al dente, retire toda a massa com uma pinça grande de servir, deixando escorrer a água, e jogue na frigideira misturando bem, trabalhando a massa no molho, com um garfo grande de servir, para que absorva bem.

Sirva imediatamente em prato quente (para aquecer o prato jogue um pouco de água fervente, deixe por alguns minutos e retire toda a água). Finalize com mais queijo ralado e mais pimenta moída, a gosto.

Cortesia: Barilla

Mais lidas
Últimas notícias