Palácio de Buckingham divulga receita do bolo favorito da rainha Vitória

O famoso Victoria sponge cake, batizado em homenagem à rainha, é uma das delícias servidas nos chás oferecidos pela realeza britânica

atualizado 27/05/2020 17:47

Victoria sponge cakePalácio de Buckingham/Divulgação

No Reino Unido, a chegada do verão é marcada por uma tradição real: a nova estação é motivo para as chamadas Garden Parties, quando a rainha Elizabeth II recebe, nos jardins do Palácio de Buckingham, em Londres, e do Palácio de Holyroodhouse, na Escócia, pessoas de diferentes vivências para um chá da tarde.

São quatro recepções ao todo, que reúnem em torno de 30 mil visitantes nos castelos. Em cada festa, o consumo médio é de 27 mil xícaras de chá, 20 mil sanduíches e 20 mil pedaços de bolo. No menu, a principal atração é o Victoria sponge cake, um bolo que a rainha Vitória gostava tanto que recebeu o nome dela.

Com a chegada do verão europeu, os cozinheiros do Palácio de Buckingham disponibilizaram a receita no site da família real britânica: leva menos de uma hora para ficar pronto e pode ser recheado com geleia de morango ou de framboesa. Veja:

Ingredientes para a massa
  • 3 ovos
  • 150g de açúcar refinado
  • 150g de manteiga sem sal em ponto de pomada
  • 150g de farinha de trigo peneirada
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • Geleia de morango ou de framboesa
Ingredientes para o buttercream
  • 150g de manteiga sem sal em ponto de pomada
  • 220g de açúcar de confeiteiro peneirado
  • 1/3 de fava de baunilha ou 1/2 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo

Aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe duas formas redondas de 20cm de diâmetro – se você só tem uma, pode fazer a receita inteira e cortar ao meio para o recheio. Mexa o açúcar refinado com a essência de baunilha e a manteiga até resultar em uma mistura leve e fofa. Bata os ovos em um recipiente separado e adicione aos poucos à mistura, para evitar grumos. Peneire a farinha e incorpore à mistura.

Distribua a massa nas duas formas de bolo e asse por aproximadamente 20 minutos, quando a massa estiver dourada: se um palito sair limpo do bolo, ele estará pronto. Retire as esponjas das formas e deixe esfriar.

Para o buttercream, misture a manteiga com o açúcar de confeiteiro peneirado e a baunilha.

Quando o bolo tiver esfriado completamente, espalhe uma camada de geleia em cima de uma das esponjas. Por cima, passe uma camada grossa do buttercream. Coloque o segundo bolo com cuidado, por cima, e aperte levemente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. O bolo vai bem com chá.

Últimas notícias