Dia do Caju: veja três receitas fáceis com essa fruta brasileira

Estas receitas têm o caju como protagonista e agradam pelo sabor

iStockiStock

atualizado 12/11/2019 16:15

Fruta tipicamente brasileira, o caju ganhou um dia inteiro para chamar de seu. Para celebrar a data, que tal preparar uma receita com essa delícia?

Compota de caju

Ingredientes
8 cajus maduros
1 xícara (chá) de água (240 ml)
¾ de xícara (chá) de açúcar (112 g)
1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)

Preparo
Descarte as castanhas dos cajus e, sem descascar, corte cada um deles em quatro. Bata no liquidificador com a água até obter uma pasta lisa.

Passe por uma peneira para descartar as cascas e complete com água, se necessário, para conseguir 2 xícaras (chá) de polpa.

Coloque a polpa e o açúcar em uma panelinha e aqueça, mexendo até dissolver. Misturando de vez em quando, deixe no fogo por mais ou menos 1 hora, até conseguir uma pasta cremosa, com a cor caramelo claro e muito perfumada. Se, para chegar a essa tonalidade, a compota engrossar demais, acrescente ¼ de xícara de água no final.

Misture o limão e retire do fogo. Passe para um potinho e deixe esfriar.

Rende: 8 porções

Ceviche de caju

Ingredientes
Caju maduro – 2 médios (300 g)
Cebola roxa – 1/4 unidade (20 g)
Sumo de limão – 2 colheres de sopa (30 ml)
Coentro ou salsinha – a gosto (usei 2 colheres de sopa de salsinha picada)
Pimenta-dedo-de-moça, sem semente e picada – 1/8 colher de chá
Sal – 1/4 colher de chá
Pimenta-do-reino moída – a gosto

Preparo
Descasque a cebola e corte em meias-luas finas. Na sequência, transfira para um recipiente e cubra com água. Acrescente alguns cubos de gelo e reserve por cerca de 10 minutos. Colocar a cebola crua de molho na água gelada diminui a acidez e o gosto forte. Essa etapa é importante para receitas que levam cebolas cruas.

Lave os cajus e corte-os em cubinhos, não precisa descascar. Transfira para um recipiente e tempere com sal, pimenta-do-reino, pimenta-dedo-de-moça, sumo de limão e coentro ou salsinha. Escorra e descarte a água da cebola. Lave as fatias em água corrente.

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture, cubra e leve à geladeira para marinar por cerca de 15 minutos. Retire e sirva ainda gelado.

Dica: não utilize cajus muito moles, caso contrário será difícil cortar em cubinhos. Além de soltarem muito líquido durante a marinada. Procure usar cajus mais consistentes.

 

Bolo de aveia com castanha-de-caju

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de castanha-de-caju
1 xícara (chá) de leite

Preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média de 180º C. Coloque na tigela da batedeira o azeite (reserve 2 colheres das de chá), os ovos, o leite e o açúcar. Bata por 5 minutos ou até obter um creme. Reserve.

Em outra tigela, peneire a farinha com o fermento. Misture a aveia. Incorpore, aos poucos, os ingredientes secos peneirados ao creme, mexendo sem parar e com delicadeza,com um batedor manual. Misture a castanha-de-caju e mexa delicadamente até a massa ficar homogênea.

Com o azeite reservado, unte uma assadeira (22 cm de diâmetro), enfarinhe e despeje a massa. Leve ao forno por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno. Desenforme ainda morno. Se preferir, polvilhe aveia ou castanha-de-caju moída.

Fontes: Na Cozinha da Helô, Tempero Alternativo e Tudo Gostoso

Últimas notícias