11 receitas saudáveis com abobrinha que vão do lanche ao jantar

Para te inspirar com o cardápio da semana, separamos algumas receitas saudáveis com abobrinha

atualizado 17/08/2020 19:15

Foto: Reprodução/Guia da Cozinha

Muito versátil, a abobrinha é um alimento que combina com os mais variados pratos e ingredientes e, dependendo da época, pode ser encontrada em mercados ou feiras por um preço mais em conta. Por esse motivo, você consegue incluí-la no seu cardápio de diversas maneiras e ainda aproveitar seus benefícios.

De acordo com o Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura, as abobrinhas mais consumidas no Brasil são a italiana e a brasileira. As duas possuem um formato cilíndrico, mas a primeira tem uma coloração verde escura ou clara com estrias escuras, e a segunda é cilíndrica com bojo, verde escura e pode ter estrias branca. E o estado de São Paulo é o maior produtor de abobrinha do país.

São ricas em potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A e C e, em especial, as do complexo B. Além disso, as abobrinhas possuem grande quantidade de ômega 3 e apenas 17 calorias em 100 gramas. Portanto, se você está em dieta ou procura se alimentar mais saudavelmente, que tal adicioná-la ao seu dia a dia?

Abobrinha gratinada
Ingredientes

3 abobrinhas italianas em rodelas
Sal e orégano a gosto
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas em rodelas
Azeite de oliva para untar
300 g de queijo mussarela fatiado

Modo de preparo
Tempere a abobrinha com sal e orégano. Aqueça uma frigideira em fogo alto com 4 colheres (sopa) do azeite e grelhe as rodelas de abobrinha até dourarem dos dois lados. Retire e reserve. Aqueça o azeite restante na mesma frigideira e frite as cebolas por 3 minutos. Junte com a abobrinha e acerte o sal. Para a montagem, em um refratário médio untado, faça camadas de abobrinha com cebola e de queijo. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando em queijo. Leve ao forno alto (200º C), preaquecido, por 10 minutos para gratinar. Retire e sirva em seguida.

Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Veja as outras 10 receitas com abobrinha aqui

Mais lidas
Últimas notícias