Cozinha de Solteiro: faça o clássico crème brûlée para o Dia dos Pais

É uma das sobremesas mais tradicionais da confeitaria francesa

Gabriel Foster / MetrópolesGabriel Foster / Metrópoles

atualizado 08/08/2019 14:24

Semana passada ensinamos como fazer o saboroso croque monsieur, o sanduíche mais clássico dos bistrôs franceses. Que tal, para melhorar, aprender a preparar uma das mais clássicas sobremesas desses estabelecimentos? O crème brûlée é um creme em textura cremosa, à base de leite e creme de leite, saborizado classicamente com baunilha e com aquela característica crosta de caramelo, que quebra com uma batidinha de colher, como bem demonstrado no filme cult O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001).

A receita é mais simples do que parece, mas tem aqueles bizus que sempre nos preocupamos em deixar claro. Acompanhe e não esqueça de compartilhar no Stories e marcar o Instagram de @metropolesdf e @andre.rochadel para vermos os preparos. Boa merenda!

Ingredientes

– 350g de creme de leite fresco
– 125ml de leite
– 1 fava de baunilha (ou duas colheres de sopa de essência de baunilha)
– 100g de açúcar refinado
– 6 gemas
– Açúcar refinado ou cristal para polvilhar

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC, ferva o creme de leite fresco com o leite e a fava de baunilha (tirando as sementes da fava). Caso vá usar essência de baunilha, só adicione após ferver. Bata as gemas com o açúcar, adicione a mistura fervida em fio, sempre batendo para não talhar.

Incorpore tudo e devolva à panela, mexendo até que levante fervura novamente. Retire do fogo, coloque em ramequins rasos e leves, em banho-maria (com a água já quente) para o forno e cubra com outra travessa para que a superfície não toste. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire do fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente. Depois leve à geladeira e deixe resfriar. Para servir, polvilhe com açúcar e queime com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida diretamente na chama.