Curte gastronomia? Conheça 9 podcasts para ouvir na quarentena

Um bom podcast sobre comidas e bebidas pode ser o melhor escape para fugir um pouco do noticiário sobre o coronavírus

Celular, cappuccino, podcastJuja Han/Unsplash

atualizado 25/03/2020 17:20

A pandemia do coronavírus obrigou muita gente ao isolamento social. E o que não falta, em tempos assim, é conteúdo a ser consumido. Quem está cansado de ler e ouvir sobre as consequências da doença que se espalha pelo mundo pode procurar outros tipos de informação, como notícias sobre cozinha, drinques e receitas.

A podosfera está repleta de programas sobre comida – desde papos a respeito dos negócios de restaurante até alimentos específicos, como o Beercast, que fala sobre cerveja, ou o Coffea, que traz grandes nomes do mundo do café para esmiuçar os detalhes da bebida. O Metrópoles selecionou alguns programas para você se manter atualizado do conforto de casa:

BarTalks

O podcast do portal Mixology News é voltado para bartendes e fãs da coquetelaria. A primeira temporada está disponível em diversas plataformas e conta com 17 episódios sobre temas diversos, cada um com um convidado ilustre, como Spencer Amereno e Jessica Sanchez. Devido à pandemia do coronavírus, a segunda temporada do programa foi adiada.

Beercast

O podcast semanal está no ar desde maio de 2013 e conta, atualmente, com nada menos que 356 episódios. A proposta é difundir a cultura cervejeira, artesanal e industrial. O programa trata de percepções sensoriais sobre a bebida, informações históricas sobre estilo, produção, marcas e negócio. Ocasionalmente recebe convidados para falar sobre o tema.

Coffea

Chefiado pela jornalista Kelly Stein, o Coffea foi o primeiro podcast de gastronomia bilíngue no país. Com episódios em português e eventuais entrevistas em inglês, a proposta é debater assuntos diversos relacionados ao café: desde a presença de mulheres na cadeia produtiva do grão até entrevistas com figurinhas conhecidas do meio, como o barista James Hoffman e a neurocientista Fabiana Carvalho.

Foodcast

Um dos mais conhecidos do país, o Foodcast é feito pela Destemperados, equipe de apaixonados por gastronomia que faz conteúdo sobre o assunto desde 2007 – e que em 2014 passou a fazer parte do grupo Zero Hora. O podcast discute diversos aspectos do mundo da gastronomia, do menu vegano do Globo de Ouro 2020 até a situação do setor de bares e restaurantes diante da pandemia do coronavírus.

Foodness Talks

A mesa redonda mediada pela fundadora do projeto, Rê Cruz, trata de temas de gestão para negócios no setor de bares e restaurantes. Ela sempre conta com dois ou mais convidados para debater assuntos como precificação de produtos e hospitalidade. Entre os participantes recentes, Carolina Oda e Isabela Raposeiras.

A Hora do Chá

Os episódios quinzenais produzidos pelo grupo de pesquisa em cultura e história da alimentação do Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Riacho Fundo) tratam de temas como cerveja artesanal e slow food. O programa conta ainda com dicas de livros, filmes e comidinhas que conversam com a temática. O último episódio, lançado no dia 20, tem a participação da gastrônoma Tainá Zaneti, primeira doutora na área no Brasil.

Marcha e Sai

A ideia do podcast é contar ao consumidor o que acontece por trás das cortinas – ou da porta de vai-e-vem da cozinha. Os papos têm como convidados cozinheiros, sommeliers, produtores de alimentos e apreciadores da boa comida. A ideia é levar ao ouvinte os aspectos sociais e culturais da gastronomia.

Pão Nosso

O podcast do autoproclamado padeiro amador Luiz Américo Camargo foi lançado há poucos dias e conta com episódios diários e rápidos – com duração de, no máximo, 10 minutos. Autor do livro Pão Nosso, ele ensina a fazer pães caseiros e fermento natural. Além disso, disponibiliza receitas de baguete, pão pita e pão integral.

Saca-rolhas

O publicitário André Campoli transformou sua paixão por vinhos em podcast: lançado em 2020, o programa traz episódios de, no máximo, 40 minutos e tem como proposta descomplicar o papo de sommelier. Com episódios sobre vinhos de verão e o papel da mulher nessa indústria, a ideia é tornar o mundo do vinho mais divertido.

Últimas notícias