metropoles.com

Reunimos alguns clichês gastronômicos que só os brasilienses entendem

Beirute, Roma, Viçosa… Veja alguns endereços fundamentais para conhecer Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Carne de sol completa do restaurante Xique Xique
1 de 1 Carne de sol completa do restaurante Xique Xique - Foto: Divulgação

Tem algumas expressões que só quem é brasiliense conhece. Convidar para ir ao “Beira”, comprar um “trio Viçosa” ou pedir uma “dupla” fazem parte do vocabulário de quem vive na capital e já explorou bastante os nossos clichês gastronômicos, aqueles lugares que sempre estão na rota dos turistas de primeira viagem.

Se você é brasiliense e tem mais de 25 anos, provavelmente tem uma intimidade maior com esses nomes: Beirute, Dom Bosco, Fred, Libanus, Roma, Viçosa e Xique Xique. Caso não conheça, venha ver quais são os grandes clássicos que a cidade reserva para os seus moradores e visitantes.

Beirute
107 Norte, Bloco D, Loja 19, 3272-0123; 109 Sul, Bloco A, loja 2, 3244-1717.
As mesas de madeira e os garçons trajando terno bordô com gravata borboleta deram uma identidade visual única ao bar que comemora 50 anos em 2016. No menu essencialmente inspirado na culinária árabe estão receitas famosas, como kibeirute (quibe recheado com queijo servido com molho tártaro) e a parmegiana de filé-mignon, que é partida pelo garçom com colheres e chega à mesa na frigideira em que é preparada.

Beirute/Reprodução

Dom Bosco
107 Sul, 3443-6364.
Ir à Dom Bosco é se desprender de qualquer conveniência comum às pizzarias usuais. Em todas as unidades da marca aberta em 1960 é servido somente um sabor de pizza: muçarela com molho e tomate e não há mesinhas para quem busca conforto. O negócio é encostar no balcão, pedir uma “dupla” (duas fatias juntas) e um suco de caju ou um copo de mate. Pronto, tá aí é uma experiência bem brasiliense. Única e improvável.

Fred
405 Sul, Bloco B, Loja 10, 3443-1450.
Especialista em gastronomia alemã, o prato mais famoso do Fred é uma receita brasileiríssima, que se assemelha um pouco ao goulash, tradicional receita da culinária germânica. Embora a casa tente investir no restante do menu, a clientela que vai ao restaurante só busca pelo picadinho (foto abaixo). Com o filé-mignon cortado na faca, flambado e apurado em molho roti especial da casa, a receita é enriquecida ainda com tomate, cebola, pimentão, páprica picante, champignon e bacon. Acompanha o pedido uma saborosa farofa de pão, banana à milanesa, ovos pochê e arroz branco. Não tem erro.

Divulgação

Libanus
206 Sul e Vitrinni Shopping (Águas Claras).
As tradicionais mesinhas azuis dão à casa um clima de boteco que muito brasiliense não dispensa de forma alguma. A matriz, na 206 Sul, foi inaugurada pelo cearense Narciso Marinho. Ele é irmão de Francisco, o nome à frente do Beirute, por isso ambas as casas têm um enorme apreço pelos fiéis clientes. O menu do Libanus também privilegia receitas árabes, mas o maior sucesso da marca é a cultuada “canela de pedreiro”, como eles costumam chamar a garrafa de cerveja gelada na medida, coberta por uma fina camada de gelo. Para comer, opte pela picanha, mix árabe ou pela porção de frango a passarinho.

Roma
511 Sul, Bloco B, Loja 61, 3346-4030.
Inaugurado em 1960, esta casa mantida na W3 Sul pelo belga Simon Pitel é um clássico da capital. Cenário de muitas reuniões familiares, o restaurante mantém seu menu praticamente intacto. Tão tradicional quanto a sua história é a parmegiana acompanhada de arroz, batata frita ou massa que sai da cozinha do Roma. O segredo está no molho de tomate, que tem um sabor único e está presente na memória da cidade. O prato é tão apreciado que já ganhou versão em rodízio, quando custa R$ 55,90, e permite que o cliente coma à vontade filé-mignon ou frango, feitos à parmegiana, e todas as guarnições.

Viçosa 
Rodoviária do Plano Piloto e 704/705 Norte, 3347-2001.
Criada por Tião Padeiro, a Viçosa tem uma história curiosa. Começou quando o mineiro perdeu o ônibus que o levaria para sua lua de mel em Belo Horizonte. Chateado, decidiu comprar um salgado que um ambulante próximo a ele servia. O amor imediato fez Tião propor sociedade ao rapaz. Juntos, eles instalaram um ponto na Rodoviária do Plano Piloto. Por ali até hoje a Viçosa abastece centenas de brasilienses que vão e vêm e de vez em quando tiram um tempo para comer o chamado Trio Viçosa, formado por dois pastéis e um caldo de cana. A tríade é a base da marca brasiliense, que hoje no ponto da 704/705 serve uma extensa variedade de pastéis e pizzas.

Divulgação

Xique Xique
307 Sul e 708 Norte, 3244-5797
A primeira unidade, inaugurada na Asa Norte, em 1979, se deu quando Rubem Pereira, o Rubinho, natura de Caicó, se uniu ao concunhado José Valle de Araújo para montar um cantinho que servisse como um alento no coração dos nordestinos recém-chegados à capital. No ano seguinte a casa abriu um espaço maior, na 307 Sul, de onde saem inúmeras receitas, mas só uma tem espaço cativo na memória brasiliense: a carne de sol completa (foto no alto da página), servida com paçoca, macaxeira, feijão de corda, cheiro verde, manteiga de garrafa e arroz branco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?