*

Com um longo currículo, Matheus Alves Zanella tem passagem por restaurantes renomados na Europa e mestrado em cozinha avançada pelo Basque Culinary Centre, nos Estados Unidos. Estudou na Food & Agriculture Organization (FAO) e em centros de pesquisa na Alemanha e no Brasil, além de integrar o Fórum de Alto Nível das Nações Unidas de Especialistas em Alimentação e Nutrição. Todo esse aprendizado poderá ser degustado no retorno do cozinheiro a Brasília no projeto Mesa pra Doze.

 

O projeto consiste em um jantar em mesa única para 12 pessoas realizado no Antonieta Café (708/709 Norte) toda sexta e sábado, a partir das 20h, apenas com reserva. No evento, o chef proporciona uma experiência intimista, na qual conversa com os comensais e explica as propostas e ingredientes.

“Nossa ideia é um ambiente mais intimista, no qual não se fale apenas as técnicas e os ingredientes dos pratos, que talvez não sejam nem o mais interessante, mas sim no qual se possa comunicar ao cliente que aquela planta que ele está comendo foi colhida pelo João Victor, agricultor de Padre Bernardo, que a vende no Ceasa e entrega em casa. Todos os pratos têm uma história por trás, todos os ingredientes têm nome e sobrenome”, conta o chef.

Alguns aspectos são observados na elaboração do menu, que conta com cinco pratos, sendo duas entradas, dois principais e uma sobremesa. O desperdício é zero, aproveitando os insumos por completo; prefere-se o uso de Pancs (plantas alimentícias não convencionais) e vegetais orgânicos, biodinâmicos e agroflorestais; obviamente, sazonalidade é essencial. O destaque é para os produtos de origem vegetal, que são buscados em produtores locais, dando-se preferência a elementos do Cerrado.

Antonieta Café
708/709 Norte, Bloco G, Loja 20. Reservas: mesapradoze@gmail.com. Instagram: @mesapradoze