metropoles.com

Menu degustação do Jambu é uma verdadeira festa de Babete

O chef Leandro Nunes ousa na mistura de sabores e texturas e na variedade de técnicas ao longo de um cardápio de 12 etapas

atualizado

Compartilhar notícia

Facundo Fotografia/Divulgação
1 de 1 Facundo Fotografia/Divulgação - Foto: null

Decidido a propiciar aos frequentadores do Jambu experiências gastronômicas que fujam do trivial, o chef Leandro Nunes ampliou o número de etapas do menu degustação servido no jantar do restaurante, localizado na Vila Planalto. Já foram oito, agora são 12 receitas que formam a lista, trocada a cada três meses.

No primeiro trimestre do ano, portanto, quem optar pela sequência (R$ 195 por pessoa) começará experimentando (1) o duo de shitake e shimeji com redução de aceto balsâmico, purê de beterraba com farofa de gergelim; (2) tomate cereja confitado com água de tomate e azeite de manjericão e (3) cebola queimada com creme de gorgonzola sobre purê de alho confitado, finalizado com azeite de ervas e brotos.

A veia nortista da casa, porém, se faz sentir mais forte na quarta etapa, (4) pirarucu curado e defumado a frio, farofa de castanha de baru, pimenta de macaco e picles de rabanete. Se até aqui o comensal se deixou conquistar pela ousadia na mistura de sabores e texturas e na variedade de técnicas propostas pelo chef, terá ainda mais surpresas pela frente.

O menu degustação completo, servido somente no jantar *Facundo Fotografia/Divulgação*
O menu degustação completo, servido somente no jantar *Facundo Fotografia/Divulgação*

 

São servidos na sequência, (5) melancia comprensada com chantilly de mostarda dijon, castanha de caju, permesão e rúcula; (6) lagostim grelhado sobre pão de especiarias queimado, molho bisque, espuma de bisque, tucupi e coentro e finalizado com azeite de coentro; (7) purê de macaxeira com manteiga de garrafa, batata doce selada na gordura de pato e finalizada no caldo de pato, mini-esferas de baroa, tucupi e jambu e (8) balotine de codorna recheada com mousse de codorna e miolos de pato, endívia grelhada com mel e molho de conhaque.

A verdadeira festa de Babete se encaminha para o final com (9) o canon de cordeiro com musseline de cará, picles de cebola roxa e molho a base de redução de cordeiro e tamarindo (foto no alto); (10), flor de jambu, requeijão maçaricado com pera, formiga-maniuara e shot de cerveja de de ipê roxo; (11) cenoura recheada com creme de jaca, salsão cozido e molho de tucupi com chocolate branco e, por fim, fazendo as vezes de sobremesa, (12) ganache de açaí com chocolate, creme de bacuri, farinha de tapioca e vidro de pimenta calabresa.

Mas se a palavra Jambu lhe sugere tão somente a comida típica do Norte, esqueça o menu degustação. Vá direto às opções à la carte, e peça o pato no tucupi (assado a baixa temperatura, finalizado com tucupi, jambu e arroz branco, a R$ 74). Mais tradicional, impossível.

Avenida JK, Nº 2, Vila Planalto — em frente ao balão de entrada, 3081-0900. Terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h30.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?