*

Red Velvet tornou-se um queridinho por todo o Brasil. É difícil entrar em alguma confeitaria com boa variedade de bolos que não possua esse belo e vermelho preparo.

Trata-se de um dos bolos mais clássicos da confeitaria norte-americana, com cobertura branca e interior avermelhado. Atualmente, vermelho vivo. Algumas vezes vemos aqui o red velvet sendo feito com frutas vermelhas. Muito gostoso, mas nada a ver com a receita original. Os entusiastas do doce discutem qual o jeito certo de fazer: com beterraba ou corante?

Birthday Cake GIF - Find & Share on GIPHY

Primeiro vamos falar da beterraba. É um hábito antigo, desde a década de 1930, o vegetal é utilizado nesse preparo. O problema é o gosto muito forte deixado pelo legume roxo.

E o corante? Bom, vem da década de 1940, quando o proprietário da companhia Adams Extract teve a brilhante ideia de usar seus produtos no bolo mais representativo dos Estados Unidos e, de quebra, retirar o gosto de beterraba.

A verdade é que os dois estão incorretos. O verdadeiro vermelho do red velvet vinha do antigo cacau em pó produzido no começo do século 20. O ingrediente, bastante ácido, liberava compostos vermelhos ao assar e ficava ainda mais vivo ao contrastar com a cobertura branca.

Então, se quiser fazer o verdadeiro red velvet, utilize o cacau e uma colherzinha de vinagre, que não prejudica o sabor e mantém a coloração original desse preparo.

Confira a receita:

Para a massa
Ingredientes
– 300g de farinha de trigo
– 15g de cacau em pó (100%)
– uma pitada de sal
– 8g de fermento em pó
– 240ml de buttermilk (creme de leite batido com algumas gotas de limão)
– 10ml de vinagre
– 10ml de essência de baunilha
– 240g de açúcar refinado
– 120g de manteiga sem sal
– 3 ovos grandes

Preparo
Misture a farinha de trigo, o cacau, o sal e o fermento em pó. Bata a manteiga com o açúcar até branquear e adicione os ovos. Bata até que fique aerado. Adicione o vinagre e a essência de baunilha. Misture tudo com os ingredientes líquidos e coloque em uma forma untada. Asse em fogo médio no forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar com um palito de madeira, ele não saia sujo. Deixe esfriar e desenforme.

Para a cobertura
Ingredientes
– 100g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
– 220g de cream cheese frio
– 20ml de essência de baunilha
– 10ml de suco de limão
– 450g de açúcar de confeiteiro

Preparo
Bata a manteiga com o cream cheese, adicione a baunilha e o suco de limão. Misture delicadamente com o açúcar e leve à batedeira até que deixe o preparo bastante aerado.