*

Nos últimos anos, a astrologia ganhou grande espaço no mundo. Independentemente do seu nível de crença nos astros, confesse: você já deu aquela espiadinha no horóscopo hoje. Nas redes sociais, então, signos e ascendentes viraram temas de debate – nossa, isso é tão ariano! Vendo essa cena crescer, a confeiteira Ludy Moura se uniu à astróloga Sylvia Dimittria para criar o Astrocake.

O bolo, que em sua versão mais barata custa R$ 207 (servindo 18 pessoas), é o lançamento e uma das apostas da Dona Zuca – confeitaria de Ludy e do marido, Lucas Ferreira. Criada em 2016, com nome em homenagem a avó da “boleira”, a casa se especializou em doces, e, desde janeiro deste ano, criou o Astrocake.

“A Sylvia me indicou o Zodiac Cake, que faz muito sucesso no Instagram. Aí eu falei: ‘Amigona, quero algo mais autoral, porque esse daí todo mundo faz’. A gente, então, sentou e bolou o projeto”. O grande diferencial do Astrocake é a personalização. Além de vir no signo do cliente, há três opções de combos: com mensagem de automotivação, com mapa astral e, por fim, um com previsões de oportunidades no novo ciclo.

A depender de cada escolha, o valor é alterado. Os dados são encaminhados para a astróloga que, munida das informações, traça o mapa astral – no entanto, o documento demora um pouco mais para chegar do que os três dias necessários para fazer o doce. Apesar de estar há apenas quatro meses no mercado, o bolo já representa 40% das encomendas da Dona Zuca – que entrega cerca de 30 preparos personalizados por mês.

 

Morando na Itália, Sylvia entende que a gastronomia e os astros estão mais conectados do que a gente imagina. “Da mesma forma que a confeitaria, a astrologia é um acolhimento. É uma ferramenta de acolhimento das nossas dúvidas e incertezas. O Astrocake funciona como a celebração disso, afinal, o aniversário é quando damos mais uma volta em torno do sol”, explica a astróloga.

A especialista também aponta as distinções no paladar de cada grupo. Os signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquário) preferem uma mistura de sabores, enquanto o grupo de água (Câncer, Escorpião e Peixes) costumam optar por gostos mais familiares. Entre os zodíacos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio), por exemplo, amam doce. Por fim, o “temido” fogo (Áries, Leão e Sagitário) reúne indivíduos com apreço por balancear doce, amargo e azedo.

Para atender a essa variedade, a Dona Zuca oferece diversos sabores para o bolo. A massa pode ser de baunilha, chocolate, churros ou red velvet. Os recheios têm grande variedade: Ninho, Ninho crocante, Ninho e frutas vermelhas, nozes, brigadeiro trufado, brigadeiro trufado e Nutella, doce de leite, brigadeiro de vanilla, brigadeiro de vanilla crocante, Oreo, cocada cremosa, e limão-siciliano.

Ao contrário de bolos “artísticos” mais tradicionais, os preparos da Dona Zuca não são cobertos pela açucarada pasta americana. A cobertura é de Chantininho, um chantilly feito com Leite Ninho – um ingrediente que se popularizou muito na confeitaria brasileira. O ingrediente então é pintado e fica na cor do bolo.

Novidade
Neste mês de maio, o trio Lucas, Ludy e Sylvia chega com uma novidade: o Astropote. Feito de maneira individual, o doce muda a cada período zodiacal. Agora, o signo regente é Touro, que, segundo a astróloga, ao lado de Câncer, é o mais conectado com comida.

“Touro é o responsável pelas nossas sensações, pelo alimento que vem da terra. Está conectado aos cinco sentidos, diretamente associado ao paladar. Talvez algumas pessoas, quando algum planeta está em Touro, sintam uma necessidade maior de ter novas sensações e sabores”, diz Sylvia.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Ludy Moura com o Astrocake para taurinos

 

Para a receita, Ludy usou e abusou do chocolate. A massa é desse sabor, completada por pedaços do aerado Suflair, creme de cacau 60% e mousse de brigadeiro trufado. O pote é vendido por R$ 25 (300g). Pode ser encomendado pelos apps (iFood e Uber Eats), assim como fatias de bolos de diversos sabores.

Origem
A criação da Dona Zuca vem de muito antes do Astrocake. Antes mesmo da faculdade de gastronomia – Ludy é formada pelo Iesb –, a jovem já fazia bolos por encomenda. Porém, a primeira iniciativa não funcionou muito bem. “Queria usar ingredientes de qualidade e as pessoas pareciam não querer pagar por aquilo. Aí, desisti”, relembra.

Formada e trabalhando na área, ela conheceu Lucas. E, num jantar romântico de começo de namoro, surpreendeu o rapaz. “Achei que ela ia fazer um ovo mexido com suco de laranja. Mas ela serviu um camarão ao pesto e um bolo de churros. Comecei a enchê-la para montar uma confeitaria”, conta.

O nome foi fácil de escolher, afinal, a avó é a maior inspiração gastronômica de Ludy. Antes de se mudarem para um ateliê na Asa Norte, o casal ocupou a churrasqueira da casa dos pais de Lucas, no Lago Norte. Atualmente, a Dona Zuca atende a encomendas de bolos e docinhos para festas da cidade.

Dona Zuca
314 Norte (Área Comercial), Bloco E, Sala 106. (61) 99533-3636. Encomendas pelo site ou telefone