*

Anthony Bourdain, chef e apresentador, morreu nesta sexta-feira (8/6), aos 61 anos. Popular no meio gastronômico, o cozinheiro escreveu livros e apresentou programas de televisão influentes, como No Reservations e Parts Unknown. A CNN, canal de televisão onde trabalhava, afirmou que a causa do óbito foi suicídio.

“Seu amor por grandes aventuras, novos amigos, boa comida e bebida e histórias marcantes pelo mundo fizeram dele um contador de histórias único. Seus talentos nunca deixaram de nos encantar e nós sentiremos muito sua falta. Nossos pensamentos e orações estão com sua filha e família neste momento incrivelmente difícil”, disse a rede em comunicado.

De acordo com a CNN, Bourdain estava na França gravando um dos novos episódios de Parts Unknown. Seu amigo pessoal Eric Ripert o encontrou sem vida na manhã desta sexta (8/6) no hotel onde o chef havia se hospedado.

O americano namorava a atriz italiana Asia Argento, filha do cineasta Dario Argento, e tinha uma filha, Ariane, fruto do relacionamento com Ottavia Busia. Bourdain também foi casado com Nancy Putkoski.

Carreira
Bourdain tornou-se personagem popular no meio gastronômico entre o fim dos anos 1990 e o começo da década de 2000. Em 1999, publicou o conceituado artigo Don’t Eat Before Reading This (Não coma antes de ler isso) na revista The New Yorker.

Um ano depois, virou autor best-seller com o livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly, editado no Brasil como Cozinha Confidencial: Uma Aventura nas Entranhas da Culinária. Na obra, o chef revela segredos da profissão e conta histórias de bastidores.

Entre os restaurantes nos quais trabalhou, Bourdain foi chefe do prestigiado bistrô Les Halles, em Manhattan.

Na TV, o chef estreou em A Cook’s Tour, exibido entre 2002 e 2003 no Food Network. No Travel Channel, Bourdain liderou a atração No Reservations (2005-2012). No mesmo canal, fez The Layover antes de se mudar para a CNN, casa do conceituado Parts Unknown, série atualmente na 11º temporada e vencedora de quatro prêmios Emmy.

Em 2014, Bourdain ganhou o troféu Peabody por Parts Unknown. Após receber o prêmio, definiu em poucas palavras o conceito do programa. “Nós fazemos perguntas muito simples: o que faz você feliz? O que você come? O que você gosta de cozinhar? Em todos os lugares que perguntamos essas questões, costumamos receber respostas impressionantes”.

Muito querido na cultura pop, o chef foi jurado em programas de competição como Top Chef e The Taste. Bourdain também apareceu no reality de tatuagem Miami Ink e dublou personagens nas séries animadas Os Simpsons, como ele mesmo, e Archer.

Disque 188
A cada mês, em média, 1 mil pessoas procuram ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV). São 33 casos por dia, ou mais de um por hora. Se não for tratada, a depressão pode levar a atitudes extremas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, 32 pessoas cometem suicídio no Brasil. Hoje, o CVV é um dos poucos serviços em Brasília no qual se pode encontrar ajuda de graça. Cerca de 50 voluntários atendem 24 horas por dia a quem precisa.

Arte/Metrópoles