metropoles.com

Vinho mineral, terroso, amanteigado? Afinal, o que isso quer dizer?

Consultamos um sommelier para entender o que todos esses termos significam

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Red Wine
1 de 1 Red Wine - Foto: iStock

O consumo de vinhos no Brasil vem aumentando anualmente, com um crescimento de 22 milhões para 30 milhões somente em 2017, segundo dados da Wine Inteligence’s Brazil Landscapes. Retrato disso é que cada vez é mais comum vermos carrinhos de compra com algumas garrafas deste néctar.

http://gph.is/1FPhvsy

E junto com os vinhos, vieram aqueles papos meio difíceis de entender, com termos como amadeirado, muito tanino, frutado, mineral. Para compreender melhor isso, consultamos João Paulo Gama, sommelier do Gero Brasília, para desmistificar alguns termos. Confira os que geram mais dúvidas:

Amanteigado
É uma característica tanto do paladar quanto do olfato de um vinho, normalmente associado à uva chardonnay, quando envelhecida em barris de carvalho. Sua percepção é mais fácil na boca, realmente lembrando aquele sabor de manteiga no pão.

Terroso
Percebido no olfato, é o aroma de terra úmida que alguns vinhos tintos têm. É considerada uma característica positiva somente em vinhos mais complexos e, normalmente, mais envelhecidos.

Mineral
“A mineralidade vem do solo, do próprio terreno, como normalmente ocorre em vinhos da uva Riesling. É um aroma que lembra um pouco o gás de isqueiro, de carro novo, ou até mesmo de asfalto novo quando acaba de ser aplicado”, explica o sommelier.

Frutado
O nome explica tudo. É uma característica na qual você percebe frutas no paladar e olfato do vinho. Em vinhos tintos: ameixa, amora, morango, mirtilo e outras frutas vermelhas. Em vinhos brancos, pera e pêssego são mais comuns.

http://gph.is/2l0W1pT

Decantação
É o ato de colocar o vinho em outro recipiente, o decanter, que possui usos distintos para os vinhos jovens e envelhecidos.  “Um vinho jovem passa a mostrar suas reais características e o vinho mais envelhecido deposita suas partículas sólidas no fundo do recipiente”, diz Gama.

Tanino
Os taninos são característicos de vinhos tintos. Resumindo um assunto complexo: é uma substância que confere sabor amargo e adstringência (aquela sensação de aspereza ao passar a língua no céu da boca) à bebida. Confere textura ao vinho.

Amadeirado
É uma característica dos vinhos envelhecidos em barril. Confere a ele aromas de baunilha, cedro, caramelo e pão, por exemplo.

Compartilhar notícia