*

Dois mixologistas de Brasília estão na semifinal do Diageo World Class, concurso que elege o melhor bartender do Brasil. Ainda neste semestre, ambos disputarão a vaga na final da competição. O vencedor representará o país na etapa mundial do concurso.

Elvis Almeida, mixologista do Manzuá (Pontão do Lago Sul), compete com o drinque Eugênia (uísque bourbon, cordial de pitanga, limão-siciliano, clara pasteurizada e sementes de erva-cidreira).

Gustavo Guedes decidiu homenagear o romancista José de Alencar. O drinque Alencar traz Ypióca, vinho do Porto com infusão de cumaru, Vermute branco, xarope de mel com flor de laranjeira, bitter aromático de café e cereja em licor de jabuticaba.

Divulgação

 

“Resumindo, o conceito e contexto do drinque é como o Alencar nos ensinou a valorizar o que é nosso, prestando atenção às dualidades e às complexidades de cada personagem”, conta Guedes.

Na competição, bartenders apresentam a criação de um drinque autoral para um corpo de jurados, que avaliará, também, as técnicas e performance utilizadas atrás do balcão. Além do sabor, são avaliadas a velocidade no preparo, o conhecimento da coquetelaria clássica, a técnica e a postura.