*

Sábado (26/1) é o último dia para os brasilienses conferirem a feira Cachaça Experience, realizada no shopping Venâncio 2000 (W3 Sul). Idealizada por Marcel Rates, de 35 anos, o evento visa aproximar os produtores dos apreciadores do drinque 100% brasileiro. “O propósito é inspirar o público a vivenciar novas possibilidades de consumo, apresentar o que há de melhor no mercado e reforçar para as pessoas o caráter de qualidade da bebida”, explica.

De família mineira, Marcel conta como a conhecida caninha esteve presente de maneira salutar nas reuniões de família, com o avô, tios e primos. “Sempre tive o desejo de valorizar e divulgar a cultura cachaceira”, confessa o sócio-proprietário da empresa Eu Amo Cachaça, que também atua como colecionador da bebida há 18 anos.

O empreendedor comemora a boa fase para os produtores de cachaça e avalia o crescimento do mercado. “Cada vez mais, temos produtores procurando apresentar seu produto da melhor maneira, com ações de marketing, desenvolvimento de embalagens exclusivas e controle total dos processos de produção para que a qualidade seja evidenciada, com práticas sustentáveis tanto ecologicamente quanto financeiramente. Também temos parte do setor acadêmico assumindo espaço na pesquisa, no desenvolvimento de produtos e empresas, em cursos relacionados à cachaça”, explica.

No Cachaça Experience além de degustar os produtos, o público tem a oportunidade de conhecer alguns desses produtores premiados, aprender sobre a cachaça, conhecer as peculiaridades do processo de criação, suas possibilidades de harmonizações e drinques. “É a chance de observar a cachaça por um outro prisma”, conclui Marcel.

O evento conta com dois espaços: a Vila da Cachaça e Eu Amo Cachaça. No primeiro, serão abrigados os 12 estandes de expositores de renome nacional e internacional. Entre os participantes, estão Sanhaçu e Matuta (Nordeste); Taverna de Minase Princesa Isabel (Sudeste); Cállida e Caialua (Centro-Oeste) e Companheira e Weber Haus (Sul). Já no palco Eu Amo Cachaça, será montado o palco para a realização de palestras e workshops.

Cachaça Experience
Neste sábado (26/1), das 10h às 20h, no Venâncio Shopping (W3 Sul). Entrada franca. Informações: (61) 3542-4865. Não recomendado para menores de 18 anos