metropoles.com

Bar Fora do Eixo abrirá as portas na 1ª quadra de Brasília, a 108 Sul

Primeira mão! Espaço tem abertura prevista para a segunda semana de outubro: “Queremos resgatar o conceito de bar raiz”, diz sócio

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Divulgação
WhatsApp Image 2017-09-18 at 17.16.24
1 de 1 WhatsApp Image 2017-09-18 at 17.16.24 - Foto: Reprodução/Divulgação

A Rua da Igrejinha ganhará um novo bar para chamar de seu. Comercial fortemente ligada à história da capital, a quadra 108 Sul será o cenário do Fora do Eixo, botequim com nome que homenageia as principais vias de Brasília. “Mas aí tem uma pegadinha: é pra curtir, paquerar, beber e ficar fora do eixo”, indica o sócio Rafael Pellicano.

Amigos desde os tempos de colégio, os brasilienses Rafael Lins Lago, 31 anos; Eduardo Fialho, 28 anos; Rafael Pellicano, 30 anos; e Felipe Campos, 31 anos, querem resgatar o conceito de “bar raiz”. “Um intercâmbio entre Belmonte, Jobi e Bracarense com a pegada de Brasília”, diz Rafael Lins.

“Nosso objetivo é buscar uma época ‘pré-gourmetização’ de petiscos e entradas, aquilo que existia antes da febre do gastropub arrebatar Brasília”, explica Lins.

Com projeto arquitetônico assinado por Marina Pellicano, do Estúdio MPA, a decor também contará com elementos que remetem à cidade. Cobogós, concreto, azulejos darão o tom despojado ao local, que terá capacidade para atender cem pessoas e previsão de abertura para a segunda semana de outubro.

Reprodução/Divulgação

Cozinha e bar
Releituras de clássicos da comida de boteco farão parte do cardápio criado por Beto Fonseca: croquete de pato, bolinho de bacalhau, pastelzinho, picanha fatiada na chapa com arroz de brócolis; e parmegiana. Churrasquinhos, inclusive com opções veganas e doces, completarão o mix. “Espetinhos de abobrinha, berinjela e tomate são algumas das sugestões de entradas leves”, diz Lago.

A carta de drinques ganhará destaque na casa. Assinada pelo mixologista Gustavo Guedes, a proposta celebrará Brasília em coquetéis batizados com referências à cidade e servidos no copo americano.

Vamos valorizar a cachaça e a Catuaba Selvagem, bebida feita à base de vinho tinto, com teor alcoólico superior aos 15% e adorada pelos brasilienses baladeiros. Uma das apostas será o Flor de ipê, que leva gim, limão, pepino, alecrim, água de flor de laranjeira e citrus. O refrescante Cerrado Sour é feito com cachaça artesanal, tangerina, cordial de maracujá, xarope de gengibre e pimenta biquinho.

Gustavo Guedes

A cervejaria brasiliense Entrequadras também será uma das parceiras da operação. “A ideia de ter o Fora do Eixo como QG da marca é o que buscamos desde o início da cervejaria. Além de compartilharmos valores, dividimos o amor pela capital”, afirma o mestre-cervejeiro Mauro Barros.

0

Compartilhar notícia