Rayssa Leal

Bolsonaro parabeniza fadinha Rayssa: “Orgulho para os brasileiros”

Rayssa Leal conquistou a medalha de prata no skate street feminino, nas Olimpíadas de Tóquio. Presidente não parabenizou outros atletas

atualizado 26/07/2021 20:50

Rayssa LealPatrick Smith/Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parabenizou, na noite desta segunda-feira (26/7), a jovem Rayssa Leal, a fadinha do skate, por ter conquistado a medalha de prata no skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio.

“Parabenizo a jovem Rayssa Leal pela medalha de prata, orgulho para todos nós brasileiros”, escreveu o presidente nas redes sociais.

A publicação é acompanhada de um outro comentário, no qual Bolsonaro lembra que reduziu, em abril, o imposto de importação dos skates de 20% para 2%. Em conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada, afirmou que a redução ocorreu justamente para estimular crianças a praticar o esporte.

“Teve uma menina agora que ganhou medalha de prata no skate, né? Primeiro de julho, eu passei de 20 para 2% o imposto de importação do skate. Ela não ganhou por causa disso, mas eu passei para 2% exatamente para estimular a garotada a usar skate. É esporte”, disse.

O presidente não parabenizou Kelvin Hoefler, que conquistou prata na categoria de skate street masculino, e Daniel Cargnin, que levou o bronze no judô masculino.

Rayssa Leal

Produto de seu tempo, Rayssa apareceu para o público pela primeira vez aos 7 anos de idade. Ela pegou cedo o gosto pelo skate, em Imperatriz, sudoeste do Maranhão. Em 2015, viralizou ao acertar um heelflip após diversas tentativas frustradas. O apelido famoso veio porque a criança estava fantasiada de fada azul quando conseguiu a façanha.

A jovem atleta maranhense conquistou a medalha de prata com um score total de 14.64. O pódio foi completado pelas japonesas Momiji Nishya, que levou o ouro, e Funa Nakayama, com o bronze.

Na fase qualificatória ela já havia mandado bem, registrando uma nota 5,05, uma das maiores da rodada. Demonstrando confiança e se divertindo, ela saiu comemorando fazendo o gesto de “acabou”.

Vídeos
Últimas notícias