metropoles.com

Djokovic confirma favoritismo e vence na estreia do ATP Finals

O número 2 do mundo venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, e mantém chance de quebrar recorde ao término da temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Justin Setterfield/Getty Images
Nitto ATP World Tour Finals – Day One
1 de 1 Nitto ATP World Tour Finals – Day One - Foto: Justin Setterfield/Getty Images

Novak Djokovic não deu chances para o italiano Matteo Berrettini, neste domingo (10/11/2019), na primeira rodada do ATP Finals, disputado na O2 Arena, em Londres. O número 2 do mundo venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.

Djokovic, de 32 anos, tenta igualar o feito do norte-americano Pete Sampras e terminar como primeiro do ranking em seis temporadas. Para isso, ele vai ter de superar o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking mundial, que estreia na segunda-feira (11/11/2019), diante do alemão Alexander Zverev, campeão do torneio no ano passado.

A diferença entre Nadal e Djokovic no ranking é de 640 pontos e o ATP Finals dá até 1.500 pontos para um campeão invicto. Para ter chances de terminar o ano em primeiro, o sérvio precisa chegar à final em Londres, com pelo menos duas vitórias na fase de grupos. Nadal também pode assegurar sua permanência no topo chegando à final com quatro vitórias.

Primeiro italiano a jogar a competição desde 1978, Berrettini sofreu com o nervosismo, foram 17 erros no primeiro set, e a atuação equilibrada de Djokovic, ganhador de 16 torneios de Grand Slam e dono dos títulos na Austrália e em Wimbledon este ano. Houve equilíbrio apenas nos quatro primeiros games, depois o sérvio tomou conta do set e do jogo.

No segundo set, Djokovic abriu logo 4 a 0, mas perdeu a concentração e proporcionou uma quebra para Berrettini, mas logo se recuperou e fechou o jogo. “É ótimo estar de volta a Londres”, disse Djokovic, vencedor do torneio por quatro vezes desde que passou a ser disputado na capital inglesa e cinco vezes no total. “Não foi fácil para ele (Berrettini). Eu sabia que ele poderia estar um pouco nervoso. Passei a sacar melhor e o jogo ficou sólido durante todo o tempo.”

A vitória de Djokovic abriu a disputa do Grupo Bjorn Borg. O sérvio enfrentará na terça-feira o vencedor da partida entre Roger Federer e Dominic Thiem, que encerram a rodada deste domingo às 17h. Berrettini tentará se recuperar e encara o perdedor do jogo entre o suíço e o austríaco. A terceira rodada do grupo será na quinta-feira.

No Grupo Andre Agassi, além de Nadal e Zverev fazem parte o russo Daniil Medvedev e o grego Stefanos Tsitsipas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?