Tenista perde premiação em Wimbledon por não ter se esforçado

Conhecido por ser um dos "bad boys" do circuito, Bernard Tomic foi multado após não se dedicar em quadra contra Jo-Wilfried Tsonga

Getty ImagesGetty Images

atualizado 04/07/2019 16:33

Ele aprontou de novo. Conhecido por peripécias dentro e fora de quadra, o australiano Bernard Tomic, de 26 anos, adicionou mais uma anotação em sua extensa folha corrida de polêmicas nesta quinta-feira (04/07/2019). Jogando diante do francês Jo-Wilfried Tsonga, Tomic não fez questão nenhuma de esconder a falta de vontade de estar em quadra e sequer se esforçou para bater o francês. Alheio ao descaso de Tomic, Tsonga aproveitou para vencer o jogo por tranquilos 3 x 0 (6/2, 6/1 e 6/4), em apenas 58 minutos, tempo pouco usual para jogos de alto nível em um torneio Grand Slam (a série dos quatro torneios mais importantes da temporada).

Indignada com a falta de esforço do australiano, a organização de Wimbledon multou o jogador em £45 mil, o valor da premiação conquistada por ele no torneio.

Apesar de jovem, Bernard Tomic, juntamente com seu pai, acumula polêmicas na carreira. Apenas para citar alguns casos, houve a vez em que, durante um torneio, o tenista se irritou com o pai, que assistia ao jogo na arquibancada, e pediu ao árbitro de cadeira que o retirasse.

“Eu sei que ele é meu pai, mas ele está me irritando. Eu queria que ele saísse daqui, mas como isso seria possível”, disse ao árbitro durante uma das trocas de lado. A situação só foi resolvida quando Cedric Mourier, responsável por conduzir a partida, advertiu a equipe de Tomic por estar passando instruções ao jogador durante o jogo, o que não é permitido nas regras do tênis. O jogador agradeceu a medida. À época, o australiano era treinado pelo pai, John Tomic.

Durante o Masters 1000 de Madrid, em 2016, Tomic, com um match-point contra si, o jogador virou a raquete de lado e tentou devolver um saque usando o cabo da raquete, mais uma vez dando mostras de que não estava nem aí para a partida. Pouco depois, no US Open do mesmo ano, ele agrediu verbalmente um torcedor após ter sido provocado.

Tomic ainda terá a oportunidade de recorrer da multa, que equivale a aproximadamente R$ 215 mil.

Últimas notícias