metropoles.com

Surfe: Gabriel Medina ganha na Austrália e volta a vencer no Circuito Mundial

Brasileiro não ganhava uma etapa do circuito desde setembro de 2021 e voltou a vencer, nesta sexta-feira (28/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Matt Dunbar / Colaborador/ Getty Images
Gabriel Medina, tri-campeão mundial de surf- Metrópoles
1 de 1 Gabriel Medina, tri-campeão mundial de surf- Metrópoles - Foto: Matt Dunbar / Colaborador/ Getty Images

Gabriel Medina encerrou o jejum de vitórias no Circuito Mundial de surfe, nesta sexta-feira (28/4). O tricampeão mundial mostrou todo o seu talento na final da etapa de Margaret River, na Austrália, para superar o americano Griffin Colapinto por 17,50 a 12,27. O brasileiro não vencia uma etapa desde setembro de 2021.

“É muito especial vencer aqui. É um local onde sofri para avançar em cada bateria. Foi muito bem ter ondas legais e buscar a vitória. Estou me sentindo melhor agora, como se estivesse recuperando meu ritmo novamente”, comemorou o brasileiro, que nunca havia vencido em Margaret River. “As ondas daqui são difíceis de surfar, estou feliz com a minha evolução aqui.”

Medina se tornou o primeiro surfista “goofy” a vencer esta etapa australiana em 33 anos no Circuito Mundial. Surfistas “goofy”, pouco comuns no campeonato, formam a base, sobre a prancha, com o pé direito na frente, deixando o apoio no pé esquerdo.

O brasileiro chegou a sua 17ª vitória em etapas no Circuito. E mostrou que está de volta à briga por triunfos e até pelo título Medina não levantava um troféu desde que venceu a WSL Finals, a etapa decisiva do campeonato, em Trestles, em setembro de 2021. Desde então, viveu alguns momentos difíceis em sua vida particular, com divórcio e questões familiares.

Por isso, decidiu ficar fora da primeira metade da temporada passada, saindo da briga pelo título de 2022. Neste ano, até a etapa de Margaret River, a quinta da temporada atual, ele ainda não havia mostrado sua habilidade sobre as ondas.

Suas melhores performances no mar australiano começou nas quartas de final, ainda na quinta-feira, pelo horário de Brasília. Ele superou o compatriota e atual campeão mundial Filipe Toledo, o Filipinho, por 14,00 a 7,00. Outro brasileiro na disputa, João “Chumbinho” Chianca passou sem sustos pelo australiano Connor O’Leary, com 11,24 a 5,50.

Na semifinal, então, Medina protagonizou novo duelo totalmente brasileiro na etapa. A busca pela final começou com Chumbinho anotando 5,67. Depois ainda realizou manobra para nota 5. Medina sofria para encontrar boas ondas até encaixar a melhor da série, com 6. Ele conseguiu virar na última onda, quando restavam 1 minuto e 12 segundos, registrando um 6,5 e avançando à inédita final na temporada após ter caído nas oitavas de final em todas as etapas anteriores com 12,50 a 10,67.

Do outro lado, Colapinto e o havaiano John John Florence, destaque na etapa de Margaret River ao somar as melhores notas da etapa até a terceira fase, avançaram para se enfrentarem na outra semifinal após passarem pelo americano Barron Mamiya e o australiano Ethan Ewing, respectivamente. Colapinto levou a melhor, por 17,50 a 11,27.

O resultado da etapa australiana colocou Medina na briga pelo título da temporada. Ele saltou quatro posições na classificação geral e agora figura em sétimo lugar, com 19,960 pontos, na luta para entrar no Top 5, que definem aqueles surfistas que vão disputar a grande final da temporada.

O líder do ranking é o brasileiro Chumbinho, com 28,255. Filipinho é o segundo colocado, com 25,575. A dupla nacional é seguida de perto pelo australiano Jack Robinson (25,215), por Colapinto (25,090) e pelo também australiano Ethan Ewing (22,810).

FEMININO

Na outra chave de Margaret River, a havaiana Carissa Moore e a australiana Tyler Wright fizeram equilibrado duelo, vencido pela primeira, por 11,10 a 9,17. A brasileira Tatiana Weston-Webb, já classificada para a Olimpíada de Paris-2024, havia sido eliminada nas oitavas de final.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?