Referência na medicina esportiva retorna a Brasília após intercâmbio

Com passagens por times como o Universo e especializações fora do Brasil, Marcus Montenegro recebeu convite de "médico dos craques"

Arquivo PessoalArquivo Pessoal

atualizado 04/09/2019 19:05

Um dos principais nomes da medicina esportiva do Brasil está de volta a Brasília. Após um ano vivendo em Portugal, para onde foi a convite de José Carlos Noronha, o “médico dos craques”, Marcus Montenegro regressou à capital onde poderá implementar os novos conhecimentos adquiridos na Europa.

Montenegro é conhecido dos atletas de Brasília. O médico fez parte da comissão técnica do Universo/Brasília, no período em que o time passou a dominar o cenário do basquete nacional, a começar pelo título do Campeonato Nacional de Basquete, em 2007, quando os brasilienses bateram o Franca (SP) na grande decisão. Com especializações fora do Brasil, em países como Estados Unidos, Alemanha e França, o ortopedista recebeu um convite praticamente irrecusável: o de acompanhar o trabalho do médico particular de ninguém menos que Cristiano Ronaldo, no Porto.

“Eu fui basicamente para acompanhar o dr. José Carlos Noronha, que é especialista em joelho e em atletas de alto rendimento. Lá, eu pude ver o tipo de tratamento que é utilizado em atletas como o Cristiano Ronaldo e também ver o que há de mais moderno em termos de tratamentos como terapia sanguínea e com células-tronco”, explicou.

Além de ligado ao Porto, Noronha também é médico da seleção portuguesa, além de ter tratado grandes nomes do futebol mundial, como o argentino Ángel Di Maria e o brasileiro naturalizado português Pepe.

Após 15 anos atuando em Brasília, Montenegro viu na ida para o Porto uma oportunidade de ampliar os horizontes profissionais e, por isso, decidiu se mudar com a família para a Europa por um ano. A ida ao país rendeu até mesmo alguns “souvenirs”. O médico recebeu, das mãos do próprio craque, uma camisa da seleção portuguesa autografada por Cristiano Ronaldo. O item posteriormente foi leiloado e rendeu R$ 7 mil para um projeto social de Samambaia.

Ainda no período em que esteve em Portugal, o médico recebeu a visita de personalidades até mesmo fora do esporte, como o cantor Durval Lelys.

Histórico no esporte
Além do período no Porto, o médico acumula passagens por times como o Universo/Brasília, no basquete, onde esteve por três temporadas e o Peixe/Mazza, equipe que representou a capital federal na Liga Futsal, o principal torneio brasileiro da modalidade, por um ano.

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo42
W W W W W
2Palmeiras39
D L W W W
3Santos37
L D W D L
4Internacional33
W L W W W
5Corinthians32
W D W D L
6São Paulo32
W L D L D
7Bahia31
D W W W D
8Grêmio28
D W D W W
9Atlético-MG27
L L L L L
10Botafogo27
L D L W D
11Athletico-PR26
L L W D L
12Vasco23
L W L L W
13Ceará22
L L L D D
14Fortaleza22
L D W L D
15Goiás21
D W L L L
16Fluminense18
L L W L W
17Cruzeiro18
W D W L L
18CSA16
W D L W D
19Chapecoense14
W D L L L
20Avaí13
L D W L W
Últimas notícias