Projeto de lei prevê medidas emergenciais para o setor esportivo

Proposta do deputado Felipe Carreras pretende evitar corte de serviços de espaços esportivos. Algumas modalidades já acenam com retomada

atualizado 26/05/2020 17:04

Timidamente, as modalidades esportivas pelo mundo começam a pensar em uma retomada das atividades. Na Alemanha, por exemplo, o Campeonato Alemão já vem realizando as rodadas que haviam sido adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus e se tornou um alento para os torcedores que ficaram “órfãos” das competições. No Brasil, um projeto de lei visa colaborar com a retomada das atividades esportivas.

A proposta do deputado federal Felipe Carreras (PSB) prevê que, enquanto perdurar a pandemia, não podem ser cortados serviços como água, energia elétrica e de telecomunicações de empresas que atuam no setor esportivo. O parlamentar espera ainda com o PL regulamentar que, durante a quarentena, treinos e competições só possam ser realizadas com autorização do Ministério da Saúde. A ideia é que a pasta torne seguro o retorno, não só para atletas, mas também para os torcedores.

Nessa segunda-feira (25/05), a Federação Internacional de Basquete (FIBA), lançou um comunicado que prevê o retorno das competições em um futuro próximo. A entidade que rege a modalidade no planeta apresentou no texto visão semelhante ao texto do parlamentar, deixando claro que “as diretrizes não pretendem substituir as diretrizes e nem as restrições dos governos e das autoridades de saúde pública”.

A entidade foi uma das primeiras a encerrar competições por causa da pandemia do novo coronavírus e, até o momento, viu torneios importantes serem adiados. O principal deles, naturalmente, foi o torneio olímpico, que deveria ser disputado em Tóquio neste ano. As Olimpíadas, entretanto, foram adiadas para 2021.

No futebol…

Os clubes brasileiros também ensaiam um retorno. O Flamengo gerou polêmica, mas já está de volta às atividades e a CBF afirmou que um protocolo será seguido na retomada das partidas. Não se sabe, entretanto, quando a temporada será retomada. Até o momento, nem mesmo os Campeonatos Estaduais chegaram ao fim. O Campeonato Brasileiro sequer teve início e a Copa Libertadores foi interrompida ainda durante a fase de grupos.

Vídeos
Últimas notícias