Mahomes, Brady, Chiefs: o que você precisa saber sobre a temporada da NFL

Temporada da liga de futebol americano começa nesta quinta com Kansas City x Houston

atualizado 09/09/2020 20:44

Metrópoles/Arte

Após meses de incertezas causados pela pandemia do novo coronavírus, a NFL está de volta nesta quinta-feira (10/9) com o duelo entre o campeão da temporada passada, o Kansas City Chiefs, e o Houston Texans, às 21h20.

Apesar de algumas equipes já despontarem como favoritas para vencer o troféu Vince Lombardi, a NFL sempre reserva surpresas e nesta temporada, isso deve ser ainda mais acentuado.

Em primeiro lugar, a liga deu a opção aos atletas de não atuarem nesta temporada e continuarem recebendo parte de seus salários. Com isso, diversas equipes irão para o campeonato desfalcados, entre elas, o New England Patriots, que já havia perdido Tom Brady, e não terá oito jogadores do elenco atual.

Além disso, mudanças no formato da disputa prometem ser mais um fator que motivará surpresas quando os playoffs começarem.

Abaixo, o Metrópoles fornece mais detalhes sobre essas e outras questões:

Mahomes e os Chiefs

No vácuo do New England Patriots, que deve passar por uma reformulação, o Kansas City Chiefs surge como o principal candidato a ser uma nova dinastia na NFL. O time é o atual campeão da liga e, na temporada retrasada, só perdeu na Final da Conferência para Brady e Belichick.

O período de sucesso corresponde à ascendência do quarterback Patrick Mahomes. Desde que se tornou titular dos Chiefs, o atleta lançou para 76 touchdowns e teve apenas 18 interceptações. Além disso, se tornou o QB mais jovem da história a notar 50 touchdowns e superar 5 mil jardas, vencendo um prêmio de MVP. Soma-se a isso a sua calma sob pressão e as diversas reviravoltas improváveis pelas quais foi responsável, não é de surpreender que a franquia tenha se apressado para oferecê-lo um novo contrato. E que contrato: dez anos, US$ 503 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões), o maior da história do esporte.

Além de Mahomes, o Chiefs conta com peças importantes no ataque, com o tight end Travis Kelce, os wide receivers Tyreek Hill e Sammy Watkins, e o fullback Anthony Sherman.

Brady de casa nova

Após 20 anos e cinco anéis do Super Bowl vencidos em New England, o quarterback Tom Brady decidiu buscar um novo desafio em uma franquia que não vai aos playoffs há uma década. Aos 43 anos, no entanto, o jogador levou uma parte importante dos Patriots com ele para o Tampa Bay Buccaneers: o tight end Rob Gronkowski saiu da aposentadoria para ajudar Brady a provar que consegue ter sucesso longe de Bill Belichick.

Embora a dupla seja a principal fonte de interesse nos Bucs, o time apresenta peças de qualidade tanto no ataque quanto na defesa. Entre elas, os recebedores Mike Evans e Chris Godwin, o tight end veterano Cameron Brate e o left guard Ali Marpet. Fique de olho também em Shaq Barrett e Jason Pierre-Paul, verdadeiros incômodos para os ataques adversários.

Outros favoritos

Além do Kansas City Chiefs, outros times comandados por seus quarterbacks, sejam eles jovens ou experientes, se credenciam como candidatos ao Super Bowl. Finalista do ano passado, o San Francisco 49ers é um dos favoritos para retornar à decisão devido à profundidade do seu elenco, à criatividade do técnico Kyle Shanahan e à liderança de Jimmy Garoppolo. Também liderado por um quarterback jovem, e atual MVP da liga, Lamar Jackson, o Baltimore Ravens é outra equipe que pode brigar até o fim pelo troféu Vince Lombardi.

Pelo lado da experiência, o New Orleans Saints, com reforços pontuais, busca superar seus traumas recentes em playoffs, e, guiados por Drew Brees, conquistar seu primeiro anel desde 2010. Aaron Rodgers, sempre perigoso, pode surpreender com o Green Bay Packers.

Mudanças no formato

Nesta temporada da NFL, sete equipes de cada conferência se classificarão para os playoffs. Até o ano passado, seis franquias em cada chave iriam para a pós-temporada. A melhor franquia da AFC e da NFC irão descansar uma semana após a temporada regular. Os outros seis times duelarão por vagas na semifinal.

O Super Bowl 55 acontece no dia 7 de fevereiro de 2021, no estádio Raymond James, em Tampa, Flórida.

A ESPN transmite o jogo Kansas City Chiefs x Houston Texans a partir das 21h20.

Vídeos
Últimas notícias