metropoles.com

Judoca argelino rejeita luta contra israelense e deixa Olimpíada

Fethi Nourinem, da Argélia, desistiu de competir nas Olimpíadas por conta de possibilidade de confronto com Tohar Butbul, de Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Judoca Fethi Nourine
1 de 1 Judoca Fethi Nourine - Foto: Reprodução

Uma decisão polêmica já marcou a Olimpíada de Tóquio, antes mesmo do fim da primeira semana de disputa. Nesta sexta-feira (23/7), o judoca argelino Fethi Nourine anunciou que desistiu da disputa pela possibilidade de embate com o israelense Tohar Butbul, na categoria até 73 kg.

A desistência tem contexto político e diplomático. A Argélia, país árabe de maioria islâmica, não reconhece Israel como estado. Essa não é a primeira vez  que Fethi Nourine abre mão do embate contra Tohar. Fethi seria um apoiador da Palestina e, por isso, a desistência.

Segundo o treinador de Fethi a decisão foi tomada em conjunto e, na visão dele, foi a escolha certa. Em 2019, durante o campeonato mundial de judô, o judoca argelino já tinha tomado decisão semelhante de abandonar a disputa por conta da possibilidade de enfrentar Tohar Butbul.

Algo semelhante ocorreu durante a disputa da Rio-2016. O egípcio Islam El Shehaby  não quis cumprimentar o israelense Or Sasson após o término da luta entre os dois atletas.

O judô entra em cena nas Olimpíadas de Tóquio à partir de domingo (25/7).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?