metropoles.com

Lava Jato apura propina a Cabral pelos Jogos Olímpicos Rio-2016

O Ministério Público Federal pediu que o Comitê Organizador apresente, em até 24 horas, dados sobre contratos firmados com a empresa Masan

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br
Parque Olimpico
1 de 1 Parque Olimpico - Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro investiga se o ex-governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB) — que está preso — recebeu propina em pelo menos seis contratos dos Jogos Olímpicos de 2016. O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta quinta-feira (1°/6) que o Comitê Organizador da Rio-2016 apresente, em até 24 horas, informações sobre os acordos firmados com a empresa Masan.

O dono da companhia é o empresário Marco Antonio de Luca, preso nesta quinta no Rio de Janeiro na Operação Ratatouille da Polícia Federal. Desdobramento da Lava Jato, a ação investiga propinas de R$ 12,5 milhões em contratos para fornecimentos de alimentos a presídios e hospitais.

A Procuradoria da República investiga também outros contratos — entre eles, para fornecimento de serviços ao Comitê Organizador da Olimpíada. A suspeita é que Cabral possa ter influenciado nesses acordos.

“De fato a lista de contratos firmados entre o Comitê Rio 2016 e a empresa Masan Serviços Especializados é expressiva e pode ter tido influência também de Sérgio Cabral”, disse o MPF. O advogado de Sergio Cabral, Luciano Saldanha Coelho, foi procurado por telefone pela reportagem, mas não respondeu ao contato.

O Comitê Rio 2016 afirmou que os contratos com a Masan passaram “por todos os trâmites” e foram aprovados pelo Conselho Diretor da entidade formado por dez pessoas. A advogada de Luca, Fernanda Tórtima, disse que não daria declarações a respeito do caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?

Notificações