Itália é dominada pela Bósnia, perde nos pênaltis e está fora da Copa
Com um a mais, a Bósnia dominou a Itália, teve mais de 30 finalizações e se classificou para a Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia

A Itália está fora da Copa do Mundo pela terceira vez seguida após derrota para a Bósnia. A Azzurra abriu o placar com Moise Kean, aos 14 minutos do primeiro tempo, ficou com um a menos após expulsão de Bastoni e levou o empate de Tabakovic na segunda etapa. Os bósnios venceram por 4 x 1 nos pênaltis e conquistaram a vaga para o Mundial.
Com um a mais durante todo o segundo tempo, a Bósnia contou com ampla posse de bola e mais de 30 finalizações. A seleção garantiu a vaga para o Grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Canadá, Catar e Suíça. O primeiro jogo, inclusive, será contra a anfitriã.
A Itália, do outro lado, ficou fora da Copa do Mundo pela terceira vez seguida. Eliminada na primeira fase do Mundial no Brasil, em 2014, a Azzurra ficou fora em 2018 e 2022.
Primeiro tempo
Jogando em casa, a Bósnia começou o jogo em cima, em busca do gol. Entretanto, foi a Itália quem abriu o placar, aos 14 minutos, com Moise Kean. Kolasinac recuou a bola para Vasiljev. Ao tentar sair jogando, o goleiro vacilou e tocou errado, nos pés de Retegui. O atacante tocou para Kean, que chutou de primeira e marcou um golaço.
Mesmo em desvantagem, a Bósnia partiu para cima da Itália em busca do empate. Dedic, Dzeko, Katic e Demirovic tentaram, mas não conseguiam acertar o alvo. Quando a bola ia em direção ao gol, Donnarumma fazia a defesa e impedia o gol adversário.
A Itália, tetracampeã do mundo, tentava sair para o jogo, mas não conseguia se sobressair dentro das quatro linhas. A Bósnia terminou o primeiro tempo com 13 finalizações, enquanto a Azzurra teve duas, apesar de ter mais posse de bola.
Aos 41, Bastoni parou um ataque da Bósnia, que chegava com muito perigo à meta de Donnarumma, e foi expulso, deixando a seleção de Gattuso com um jogador a menos. Após o apito final do primeiro tempo, Itália 1 x 0 Bósnia.
Segundo tempo
O segundo tempo teve domínio completo da Bósnia e Herzegovina. Com um jogador a mais, os bósnios partiram para cima da Itália e tentaram o empate a todo custo. Enquanto isso, a Azzurra fazia o possível para se defender.
Apoiada pela torcida, a Bósnia empilhou oportunidades, mas parava em Gianluigi Donnarumma. O goleiro do Manchester City se tornou o principal jogador em campo após diversas intervenções.
A Itália teve a chance de matar o jogo aos 14 minutos, com Moise Kean. O autor do gol da Azzurra recebeu em profundidade, arrancou, ganhou dos zagueiros e chutou para o gol. O atacante da Fiorentina, entretanto, pegou muito embaixo da bola e chutou por cima da meta.
Aos 26, Tahirovic teve a chance de empatar. Ele recebeu cruzamento, cabeceou no cantinho, mas parou em Donnarumma. A Itália teve outra chance com Di Marco, mas ele errou o gol. Sete minutos depois, a Bósnia chegou ao gol.
Após cruzamento de Dedic, Dzeko desviou para o gol e Donnarumma rebateu. Entretanto, Tabakovic estava bem posicionado, brigou pela bola e empatou a partida. Antes do apito final, Donnarumma ainda fez mais uma grande defesa após cabeçada de Demirovic.
Prorrogação
Começam os últimos 30 minutos da partida. Assim como no segundo tempo, a Bósnia dominava o jogo e mantinha a posse de bola. Entretanto, não conseguia balançar as redes.
A Itália teve a melhor chance de marcar. Aos 15 minutos, Esposito recebeu cruzamento, ganhou da zaga e cabeceou para o gol. O goleiro Vasilj fez bela defesa.
Os bósnios iniciaram a segunda etapa cercando a área italiana e tentando encontrar espaços para o ataque. Após cruzamento, Demirovic tentou de voleio, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Tahirovic quase marcou aos 13 minutos. Ele recebeu na entrada da área e chutou para o gol. A bola, entretanto, passou raspando a trave esquerda de Donnarumma e foi para fora.
Pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, Esposito e Cristante perderam as cobranças, enquanto a Bósnia marcou todos. Vitória e classificação da Bósnia para a Copa do Mundo.










