Presidente da Fifa confirma presença do Irã na Copa do Mundo de 2026

Gianni Infantino acompanhou amistoso da seleção iraniana e encerrou as dúvidas sobre a participação do país em meio às tensões com os EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de Gianni Infantino, presidente da Fifa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Gianni Infantino, presidente da Fifa - Metrópoles - Foto: Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou nesta terça-feira (31/3) a participação do Irã na Copa do Mundo de 2026. Após semanas de incerteza, o dirigente, que esteve presente no amistoso da seleção iraniana contra a Costa Rica, garantiu que o país disputará o torneio.

O Irã estará na Copa do Mundo. Estamos aqui para isso. Estamos satisfeitos porque é uma equipe muito, muito forte. Estou muito contente”, afirmou à AFP.

Presidente da Fifa confirma presença do Irã na Copa do Mundo de 2026 - destaque galeria
4 imagens
Donald Trump e Gianni Infantino
Seleção Iraniana de Futebol conquistou vaga para a Copa do Mundo.
Taça da Copa do Mundo
Além de jogar a partida do orgulho, o Irã não esteve no sorteio da Copa
1 de 4

Além de jogar a partida do orgulho, o Irã não esteve no sorteio da Copa

Kevin Dietsch/Getty Images
Donald Trump e Gianni Infantino
2 de 4

Donald Trump e Gianni Infantino

Patrick Smith/Getty Images
Seleção Iraniana de Futebol conquistou vaga para a Copa do Mundo.
3 de 4

Seleção Iraniana de Futebol conquistou vaga para a Copa do Mundo.

Reprodução/Instagram/teammellifootball
Taça da Copa do Mundo
4 de 4

Taça da Copa do Mundo

Emilee Chinn - FIFA/FIFA via Getty Images

A presença iraniana havia sido colocada em dúvida por conta da escalada de tensões com os Estados Unidos, um dos países-sede do Mundial. O ministro do Esporte do Irã chegou a declarar que a seleção não participaria do Mundial, mas nenhuma decisão oficial foi tomada.

Diante do cenário, o México chegou a se oferecer para sediar os jogos do Irã para evitar deslocamentos aos Estados Unidos. A proposta, no entanto, foi recusada pela Fifa, que manteve o cronograma original da competição.

Nos EUA, o presidente Donald Trump inicialmente disse não ver problemas na presença da equipe iraniana. Dias depois, porém, mudou o discurso e apontou questões de segurança como possível obstáculo.

O Irã está no Grupo G, ao lado de Bélgica, Egito e Nova Zelândia. As partidas da seleção estão previstas para Los Angeles e Seattle.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?