metropoles.com

Vasco perde em São Januário e é eliminado da Sul-Americana

Time carioca perdeu para o Defensa Y Justicia por 1 x 0 e deu adeus ao torneio continental. Agora, equipe se concentra no Brasileirão

atualizado

Compartilhar notícia

Estadão Conteúdo / ALEXANDRE NETO
Vasco perde na Sul-Americana
1 de 1 Vasco perde na Sul-Americana - Foto: Estadão Conteúdo / ALEXANDRE NETO

Mesmo tendo a vantagem de decidir a vaga em casa, no estádio de São Januário, o Vasco acabou eliminado da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira (2/12). O time carioca perdeu por 1 x 0 para o Defensa Y Justicia após ficar no 1 a 1 com o time argentino no jogo de ida. Em razão do empate no primeiro jogo, o Vasco jogava por um 0 x 0 nesta quinta. Mas levou um gol no segundo tempo e não teve forças para reagir.

O time argentino não vencia há sete jogos e, nas quartas de final, vai enfrentar o Bahia, que eliminou o Unión Santa Fé, vencendo em Salvador por 1 x 0 e empatando sem gols fora. O Vasco, que não vence há cinco jogos, retoma sua luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No momento, abre a zona da degola, em 17º lugar, com 24 pontos, e volta a campo no próximo domingo diante do Grêmio, em Porto Alegre, pela 24ª rodada.

Antes do jogo, um pequeno grupo de torcedores protestou no portão principal contra o presidente Alexandre Campello. Nada contra a delegação do time que entrou no estádio sem nenhum problema, apesar do grande número de viaturas da Polícia Militar convocadas pela direção do clube.

De última hora, o técnico Sá Pinto não pode relacionar o zagueiro Werley e o meia Fellipe Bastos, vetados pela Conmebol. Eles, segundo o clube, tinham condições após se recuperarem da covid-19, como aconteceu em outros casos com Fernando Miguel, Tiago Reis, Benítez, Talles Magno e Ribamar.

Mesmo com a vantagem do empate sem gols, o Vasco iniciou o jogo decidido a buscar o mais rápido possível a vantagem no placar. Poderia ter marcado o primeiro gol aos 10 minutos, quando Benitez fez lançamento de três dedos para Ribamar em velocidade. Ele avançou, entrou na área e bateu cruzado para fora.

A outra boa chance aconteceu aos 24 minutos, numa falta cobrada por Léo Gil do lado esquerdo. Na segunda trave apareceu o zagueiro Marcelo Alves para cabecear com força. O goleiro Unsain saltou e espalmou com a mão direita, numa grande defesa.

O Vasco só levou um susto aos 27 minutos, quando Lucão saiu errado para tentar cortar um cruzamento e furou. Por sorte, a bola saiu na linha de fundo.

No segundo tempo, o time argentino voltou com Hachen no lugar de Camacho. O novo atacante aos três minutos arriscou o chute de longe para a defesa segura de Lucão. Mas aos 12 minutos, ele não bobeou e abriu o placar.

O lance começou com um cruzamento do lado direito, que resvalou no zagueiro Marcelo Alves e subiu alto. Na queda, a bola tocou no travessão e enganou Lucão. Pior do que isso, o rebote caiu na pequena área para Hachen, que bateu cruzado com a esquerda e saiu comemorando.

Na área técnica, Sá Pinto dava saltos de raiva. Dentro de campo, o nervosismo também assolava os vascaínos que começaram a errar passes e as finalizações. Ribamar perdeu mais duas boas chances para marcar. Uma de cabeça e outra em chute cruzado, de novo, para fora.

Mesmo insatisfeito com o time, o técnico português só fez sua primeira mudança aos 30 minutos quando colocou o atacante Tiago Reis no lugar do zagueiro Marcelo Alves. Aos 35 minutos, colocou mais dois em campo: Juninho e Talles Magno nos lugares, respectivamente, de Marcos Júnior e Benítez.

Nem estas alterações tardias melhoraram a produção do Vasco, incapaz de criar chances para pelo menos empatar e levar a decisão da vaga para os pênaltis. Aos 48, Juninho ainda acertou chute fora que tirou tinta da trave direita. Enquanto ele levava as mãos à cabeça, Sá Pinto se ajoelhava e xingava na beira do campo. Era o retrato do desespero final.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?