metropoles.com

Vale título: Brasiliense e Gama dão início à final do Candangão 2019

Primeiro jogo será neste sábado, às 16h, no Mané Garrincha. Após oito anos, as equipes voltam a se enfrentar em uma decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Bolzan/Especial para o Metrópoles
candangão 2019: brasiliense
1 de 1 candangão 2019: brasiliense - Foto: Lucas Bolzan/Especial para o Metrópoles

O Candangão 2019 chega a seu desfecho. Neste sábado (13/4) e no próximo (20), os apaixonados por futebol acompanharão, no Estádio Mané Garrincha, o maior clássico candango: Brasiliense x Gama, a partir das 16h.

Em mando neutro, as duas equipes não terão vantagem das excelentes campanhas nos jogos. Definido por sorteio durante esta semana, o Gama mandará o duelo da ida e o Jacaré, o da volta. Em caso de resultado igual nos dois jogos, o título será decidido nos pênaltis.

Melhores equipes da competição, Brasiliense e Gama travaram um duelo equilibrado nas fases anteriores até chegarem à decisão. Com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, o esquadrão amarelo teve mais de 80% de aproveitamento. O último duelo, aliás, foi heroico: o Jacaré se classificou para a decisão após um emocionante duelo contra o Paracatu, inclusive com gol do zagueiro Lúcio, pentacampeão do Mundo, nos acréscimos.

Pela frente, o Brasiliense terá um adversário invicto. O Gama, com uma campanha de 13 vitórias e dois empates – além do melhor ataque da competição –, segue com determinação na busca do 12º título local. Porém, a grandeza e o favoritismo adversário, que tem a melhor defesa, sacramenta de que teremos pela frente dois duelos emocionantes e equilibrados.

Após oito anos, clássico em uma final
Brasiliense e Gama se enfrentaram pela última vez em uma decisão no ano de 2011. Com o resultado de 1 a 1 no Estádio Bezerrão e um 0 a 0 na Boca do Jacaré, o Brasiliense, por ter feito melhor campanha, conquistava o sétimo título de sua galeria.

Na história do Candangão, o clássico verde-amarelo foi protagonista de outras quatro finais: 2001, 2003, 2004 e 2006, com o Jacaré vencendo em 2004 e 2006, além de 2011, levando vantagem no duelo em jogos decisivos.

Sob novo comando, o Jacaré teve uma semana de trabalho livre para o primeiro duelo da final. Com tempo para avaliar seus atletas, o novo técnico, Ricardo Antônio, avaliou o desenvolvimento tático e o desempenho físico dos jogadores.

O Brasiliense, contudo, terá o desfalque de três jogadores: Lúcio e Radamés (expulsos no duelo contra o Paracatu) e Edmar Sucuri (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).

Ricardo mantém o mistério sobre os substitutos e qual time colocará em campo. Na defesa, para entrar no lugar do pentacampeão mundial, há três opções: Wallace, Preto Costa e Welton Felipe.

No lugar de Edmar Sucuri, Fernandes e Felipe batalharão até os últimos momentos para substituir o arqueiro menos vazado da competição até então. Já no meio campo, os volantes Aldo e Geovane seguem disputando para ver quem entra no lugar de Radamés.

Ingressos
Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente desde a última quarta-feira (10), tanto em pontos físicos quanto pela internet. Apenas a arquibancada inferior será liberada para a partida. O valor da meia entrada é R$ 15.

As duas torcidas entrarão por locais diferentes. A do Gama entrará pelo portão 17 (virado para o Brasília Shopping). Já a do Jacaré terá a entrada pelo portão 5 (virado para o Ginásio Nilson Nelson). Os portões serão abertos às 13h30.

Arbitragem
Na última quarta-feira (10), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) decidiu, em sorteio, quem será o dono do apito do primeiro jogo da final. Trata-se do árbitro Christiano Gayo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será auxiliado por José Reinaldo e Renato Gomes. Anderson Bassoto será o quarto árbitro, com Milton Alves na reserva e Rodrigo Paulino na inspeção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?