metropoles.com

Brasiliense pede afastamento de juiz do Candangão por erro em pênalti

Penalidade foi marcada no final do segundo tempo e deu o empate ao Paracatu. Jacaré virou jogo nos acréscimos e se classificou à final

atualizado

Compartilhar notícia

DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Brasiliense Paracatu
1 de 1 Brasiliense Paracatu - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O Brasiliense Futebol Clube encaminhou à Comissão Distrital de Arbitragem de Futebol (CDAF) e à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) um pedido para que o árbitro Vanderlei Soares não seja escalado para os jogos da final do Candangão 2019.

No último domingo (7/4), Vanderlei marcou pênalti questionável a favor do Paracatu, aos 39 minutos do segundo tempo. A cobrança, convertida em gol, deu o empate ao time mineiro, resultado que deixaria o Jacaré de fora da final contra o Gama.

A marcação da penalidade máxima ocorreu após uma bola dividida entre o zagueiro Lúcio e o atacante Cecel. O lance ainda rendeu cartão amarelo ao pentacampeão.

O jogo caminhava para a classificação do Paracatu até que, aos 48 minutos do segundo tempo, Lúcio recebeu cruzamento de Maikon Leite e mandou chute rasteiro para o fundo do gol. Na comemoração, o zagueiro emocionou-se e tirou a camisa. Como já estava pendurado, recebeu um segundo amarelo e o vermelho, e está fora do primeiro jogo da final do Candangão.

Outra polêmica envolvendo a arbitragem foi registrada aos 34 minutos, quando Lúcio subiu alto na cobrança de um escanteio e balançou as redes com uma cabeçada. O gol foi anulado sob a alegação de que o zagueiro havia empurrado Hícaro dentro da área, antes da finalização.

A reportagem acionou tanto a CDAF quanto a FFDF. O presidente da comissão de arbitragem, Geufran de Oliveira, não atendeu às ligações. O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, encontra-se no Rio de Janeiro e também não foi localizado.

A assessoria de imprensa da federação informou que iria verificar se a solicitação foi aceita, mas não respondeu nem havia retornado o contato até a última atualização deste texto.

Veja fotos do duelo:

0

Não é a primeira vez que o Brasiliense pede o afastamento de árbitros durante o Candangão 2019. O time solicitou a exclusão de Rodrigo Raposo e da assistente Leila Cruz para apitar as partidas nas quais o Brasiliense atue.

Para embasar o pedido, o Jacaré expôs o grave erro cometido pela arbitragem em partida contra o Gama em 17 de março. Ao não marcar impedimento, um pênalti foi concedido ao Alviverde, e o time marcou o único gol do jogo.

O jogo que deu a vitória ao Gama valia a liderança do Candangão 2019. Realizado no Bezerrão, o confronto pôs fim à invencibilidade do Jacaré e a uma defesa que, até então, não havia sofrido gols neste ano.

Como será a final
Esta é a terceira final consecutiva do Brasiliense no Candangão: o Jacaré disputou o troféu em 2017, 2018 e agora em 2019. O adversário será o rival Gama. A decisão está dividida em dois jogos no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, nos dois próximos sábados (13 e 20 de abril), às 16h20.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?