metropoles.com

Tite comenta alterações e sobre comparar Neymar e Pelé: “Injustiça”

O camisa 10 do Brasil deixou seu gol e ainda deu duas assistências no jogo de estreia na Copa América contra a Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Tite máscara Mané Garrincha
1 de 1 Tite máscara Mané Garrincha - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Tite concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (13/6) após a vitória da Seleção Brasileira sobre a Venezuela, na abertura da Copa América, por 3 x 0. A partida foi marcada pela atuação de Neymar e as alterações feitas pelo técnico na equipe.

As mudanças começaram logo após o intervalo, quando Tite escolheu tirar Renan Lodi e Lucas Paquetá para colocar Alex Sandro e Everton Ribeiro. Depois Gabigol entrou no lugar de Richarlison e, por fim, Fred e Gabriel Jesus saíram para as entradas de Vinicius Jr e Fabinho. Questionado, ele respondeu que está em busca de “alternativas táticas, de posição”.

“O Everton Ribeiro entrou como meia de articulação. No momento da substituição, ele veio para o lado para fazer articulação de lado de campo, como faz na função do Flamengo”, explicou sobre a opção de colocar o capitão rubro-negro no segundo tempo. “Não foi para dar profundidade, foi para dar criação e armação. Para dividir setor com Neymar, tínhamos três jogadores de frente. Era para ter jogador para abastecer os jogadores mais à frente.”

“Ideia inicial é não descaracterizar. Se tu desmonta uma equipe, quebra os links, as conexões, a estrutura que a gente vem montando nos dois sistemas que a gente tem, tu tira a confiança do atleta. Ele vai pro jogo e não joga bem, a avaliação fica prejudicada. De ter sim, ou no transcurso do jogo, como o jogo exige, como jogo pede, inclusive para acelerar o adversário. Tu consegue, vai minando o adversário, que vai correndo, desgastando. Nos nossos jogos, no segundo tempo a gente consegue sempre um número de oportunidades e finalizações maiores do que no primeiro”, esclareceu Tite.

Neymar

O camisa 10 do Brasil deixou seu gol e ainda deu uma assistência no jogo de estreia na Copa América e Tite fez uma revelação: “Foi dito por ele: ‘Quando eu estou bem fisicamente e quando estou bem de cabeça, professor, as coisas acontecem comigo.’ Quando tu tem um jogador com essas virtudes técnicas que ele tem, ele tem um lance pessoal, ele desenvolveu a capacidade da assistência, pé direito, pé esquerdo. Ele fica um jogador imprevisível”, disse.

“Quando a gente consegue acionar ele numa faixa mais adiantada do gramado, ele fica mais protegido, porque ali o adversário fica com medo de fazer uma marcação mais firme uma falta num local importante. Nós estruturarmos a equipe para ele receber menos bolas, mas de uma forma mais eficiente para criação, esse é nosso objetivo.”

Com o gol marcado de pênalti nesta sexta, Neymar passou Zico em números de tentos pela amarelinha e está há dez gols de igualar Pelé. “Não vamos comparar, é injustiça comparar épocas, atletas e números. Existe magnitude de um Zico da vida, que é da minha geração, extraordinário, tem da nossa geração Neymar, extraordinário, logo ali atrás teve Romário, Ronaldo, extraordinários. São etapas, ciclos, momentos que tem que ter cuidado para não compará-los”, opinou o treinador da Seleção.

Tite ainda celebrou a entrada de Gabigol e o gol marcado por ele que consolidou a vitória brasileira, mas evitou falar sobre a titularidade do camisa 21. “Estamos comemorando o primeiro jogo ainda (risos). Estamos felizes com a entrada e participação, a gente também falou que a Copa América ia servir para oportunizar uma série de jogadores, seja começando ou entrando”, afirmou.

A Seleção volta a campo na próxima quinta-feira (17/6), para enfrentar o Peru, às 21h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?