Sem estádio, vai pra rede! Mídias sociais dos clubes bombam na pandemia

Os 50 maiores times do Brasil somaram 4 milhões de novas inscrições no último mês, o segundo maior volume desde 2017. TikTok é a bola da vez

atualizado 08/09/2020 15:18

Moisés Amaral/Metrópoles

A ausência de público nas arquibancadas neste retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus tem confirmado uma tendência: a migração do torcedor do estádio para as redes sociais. Apenas em agosto foram registradas 4 milhões de novas inscrições, considerado o segundo maior volume mensal de novas inscrições desde janeiro de 2017 – o recorde histórico de 4,7 milhões foi registrado em julho de 2020.

Obrigados a acompanhar o time de coração de casa, os torcedores estão cada vez mais encontrando nas redes sociais uma forma de interagir, incentivar, cobrar e até protestar. Nesse cenário, o Flamengo, time de maior torcida do Brasil e que vive lua de mel com o fã rubro-negro, foi quem mais sobressaiu.

A evolução mensal das novas inscrições nos últimos dois anos

O Flamengo liderou o crescimento mensal pelo 20º mês consecutivo ao somar 980 mil novos inscritos, sobretudo em seu TikTok (51% do total). Desde janeiro de 2019, o clube somou 13,9 milhões de novos inscritos e viu sua base digital aumentar quase 40% no período. O Corinthians segue avanço parecido, com 24 milhões de seguidores.

TikTok, a rede da vez

Pelo segundo mês consecutivo, o levantamento feito pelo IBOPE Repucom mostra que o TikTok foi a principal fonte de novos inscritos para os clubes. Para cerca de 60% dos times com perfis oficiais na plataforma, ou seja, 25 dos 42 clubes, a maioria de seus novos inscritos são originárias da nova rede social.

O ranking das mídias sociais dos clubes brasileiros

Por se tratar de vídeos curtos e com certa pitada de humor, o TikTok tem atraído os torcedores. Nele, os clubes aproveitam para destacar jogadas bonitas, lances exclusivos de treinos e montagens com os jogadores.

Os destaques do último mês

– Flamengo atinge a marca de 35 milhões e 20º mês consecutivo liderando o crescimento mensal;
– Corinthians bate 24 milhões de seguidores. Em agosto, seu TikTok trouxe por 65% dos inscritos;
– Palmeiras atinge seu melhor desempenho mensal de 2020 e já possui 4ª maior conta no TikTok;
– Vasco concentra dois terços de crescimento entre seu canal no YouTube e conta no TikTok;
– São Paulo fecha o TOP 5, com 75% dos novos seguidores com origem em seu perfil no TikTok;
– Internacional ultrapassa Chapecoense e volta a figurar no TOP 10 do ranking digital;
– TikTok foi principal plataforma de Agosto e já totaliza 6,2 milhões entre times de futebol no país.

Vídeos
Últimas notícias