Scarpa renasceu como lateral e saiu do Palmeiras como multicampeão

Meio-campista de 28 anos se juntará ao Nottingham Forest, 19º colocado da Premier League, e ajudará na luta contra o rebaixamento

atualizado 14/11/2022 21:53

Ricardo Moreira/Getty Images

Gustavo Scarpa, agora ex-Palmeiras, sai do clube da melhor maneira possível: campeão e melhor jogador. O meia de 28 anos, além do título do Brasileirão, também  ganhou o prêmio Bola de Prata, dado ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro pela ESPN.

Agora, o jogador vai mudar de continente, mais precisamente para a Inglaterra, para defender o Nottingham Forest, 19º colocado da Premier League e se junta ao também brasileiro Renan Lodi, lateral-esquerdo ex-Atlético de Madrid.

Pelo Palmeiras, Scarpa conquistou oito títulos, sendo dois Brasileiros (2018 e 2022) e duas Copas Libertadores (2020 e 2021) como os mais importantes. Perito em dar assistências, foi líder no quesito em cinco campeonatos pelo Palmeiras: Brasileirão de 2016 (10), 2017 (12), 2021 (13) e 2022 (12) e o Paulistão de 2021 (6).

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Da má fase ao título de intocável

Quando chegou ao Palmeiras em 2018, após briga jurídica com o Fluminense, Scarpa viveu momentos de altos e baixos pelo Palmeiras, tendo como virada de chave a chegada de Abel Ferreira, em outubro de 2020.

Na época, Gustavo Scarpa estava na reserva do Palmeiras e em má fase, mas, quando o treinador português precisou de uma alternativa na lateral-esquerda para Matias Viña. O meia se disponibilizou e viu seu futebol reacender, fazendo com que Abel pedisse ele na Seleção Brasileira.

“Tem uma precisão de cruzamento muito acima da média. Foi alguém que se sacrificou para jogar numa posição que não era a dele. Tínhamos conversado de pensar numa possível situação de outro lateral esquerdo, mas, com essa vontade que demonstrou, de atacar e defender, vou perguntar se quer continuar do lado esquerdo porque tem futuro aqui e quem sabe na Europa”, disse Abel.

“Não gosto de fazer alterações entre jogadores quando eles não querem. Fiz um simples exercício, e ele se disponibilizou para ajudar a equipe numa posição que não é a dele de origem. O que quero dizer aqui é que se Tite me ouvir, e é bom que ouça, ele é muito bom nessa posição”, concluiu o treinador.

Desde então, Scarpa foi ganhando cada vez mais espaço no time de Abel Ferreira, fazendo que, dois anos depois de ter atuado como lateral-esquerdo, saísse do Palmeiras como principal jogador da equipe.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias